Com reflexões sobre a morte e qualidade de vida, Ana Claudia Quintana Arantes abre o 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas
Médica geriatra e escritora encantou as centenas de pessoas que acompanharam a palestra “Faça a sua vida valer a pena”
A médica geriatra e escritora Ana Claudia Quintana Arantes foi a voz que iniciou a programação dos três dias do 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas, promovido em Passo Fundo pelo Instituto Sétimo Saber, na noite desta segunda-feira (2). Com a palestra “Faça a sua vida valer a pena”, a escritora abordou a morte e a qualidade de vida como um tema sensível a ser discutido ainda em vida para centenas de pessoas presentes no Bless Centro de Eventos.
Ao gerar uma provocação no público sobre “Qual é a última palavra que você quer deixar em vida?” e apresentar aspectos de uma vida que vale a pena viver, Ana Claudia trouxe reflexões do cotidiano e indagações sobre lições diárias, qualidade de vida, envelhecimento e relações pessoais.
“Viver o fim talvez seja a parte mais importante para se viver na vida. Talvez seja a última grande festa. Quando a gente morre, a nossa biografia fica pronta. Existe um ponto final na nossa história. E qual é a última palavra que vai ficar no coração das pessoas para elas lembrarem de você? Quando a gente morre, é um livro de trás para frente. A gente começa a ser lembrado de trás para frente. Quem já perdeu alguém que ama, sabe que estou falando a verdade”, declarou.
Diante de uma plateia lotada por pessoas que buscaram o Congresso para ter um olhar de cuidado consigo e com o próximo, a médica geriatra enfatizou a importância do autocuidado, do gerenciamento de emoções, atenção mental e da busca por um envelhecimento com qualidade de vida.
“Quando a gente ama muito alguém, a gente fala que morreria pela pessoa. Mas a única pessoa que vai valer a sua vida, de fato, é você mesmo. A vida que vale a pena viver é o espaço do nosso corpo. A coisa que a gente mais faz é descumprir promessas, é postergar uma alimentação melhor, a prática de exercícios, o início de uma terapia. Nós somos profissionais praticantes do mau cuidado. E pagam a gente (médicos) para ensinar como se cuidar. Não é muita incoerência?”, pontua.
Para finalizar o raciocínio, a escritora relata a relação abusiva entre corpo e mente, que impacta diretamente no futuro de cada pessoa. “Existe uma relação abusiva na nossa mente, que tem um preço quando ficamos mais velhos. Nosso corpo não vai mais nas promessas, ele exige provas comportamentais de que vai ser respeitado”, complementa Ana Claudia.
Segundo a escritora, a qualidade das relações e o autocuidado ao longo da vida faz a diferença na vida que vale a pena viver. “A vida que vale a pena viver é a vida que temos uma qualidade de relações que permite que a gente sorria ao lembrar delas. Essa qualidade das relações vai dizer se está valendo ou não. Essa vida que vale a pena viver faz com que você se responsabilize com o que vai acontecer com você quando envelhecer”, destaca a palestrante.
Congresso segue até quarta-feira
O 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas segue nesta terça-feira com a palestra do jornalista e palestrante Felipe Suhre sobre comunicação de impacto, além de painéis e oficinas realizados durante o dia e a noite. Na quarta-feira, a influenciadora digital e nutricionista Marina Repetto também irá ministrar uma palestra sobre autocuidado e espiritualidade.
A realização da primeira edição do evento em Passo Fundo responde à crescente demanda por métodos alternativos e complementares de cuidados com a saúde. Os participantes do 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas terão certificação de 12 horas ou 20 horas, conforme a modalidade de participação. A iniciativa também se alinha às diretrizes do Ministério da Saúde, garantindo que o conteúdo discutido esteja de acordo com as melhores práticas e regulamentações vigentes.
03/09 (terça-feira) – 19h30
Comunicação como ferramenta de impacto em mim, no outro e no todo”
Com Felipe Suhre, jornalista e palestrante
04/09 (quarta-feira) – 19h30
“Nutrição da Alma: autocuidado e espiritualidade para uma vida mais leve”
Com Marina Repetto, nutricionista e influenciadora digital
Inscrições abertas
As inscrições para o Congresso nesta terça e quarta-feira seguem abertas e podem ser feitas no site https://www.congressocipi.com.br/. A programação completa do congresso também pode ser acessada no mesmo endereço.
Fotos: Leonel Silveira / Play Studio Criativo
Veja também