Entrevista com Dra. Mariana Hartmann


Matérias do autor


3 de novembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

Entrevista com Dra. Mariana Hartmann


A cirurgia plástica ainda gera muitas dúvidas e incertezas em quem pensa nela como uma opção para melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, a médica Mariana Hartmann responde a algumas questões para desmistificar certos temas

De que forma a cirurgia plástica estética pode transformar a vida de um paciente?
O processo de “embelezamento” vem para devolver a autoconfiança e uma melhor relação do paciente com sua própria imagem. Ao promover a melhora física, a cirurgia plástica tem influência direta na nossa felicidade e na nossa relação com o mundo!  Muitas pessoas interpretam a cirurgia plástica como algo supérfluo e desnecessário, inclusive fazendo julgamentos negativos quando alguém decide se submeter a uma intervenção. Porém, é preciso considerar que a nossa aparência tem muito impacto na maneira como nos vemos, e ignorar isso é hipocrisia.

É possível “copiar” traços corporais de celebridades ou outras pessoas? Sim, é possível. Mas, por que fazê-lo? A essência da beleza está na singularidade pessoal. Hoje, com a “banalização” de alguns procedimentos estéticos, vemos que as pessoas estão ficando todas parecidas, com as mesmas características (malar excessivamente projetado, mandíbula quadrada, lábios preenchidos demais, etc). Gosto de deixar bem claro para meus pacientes que o objetivo do meu trabalho é resgatar e aprimorar seus traços, com resultados bonitos, mas que não os descaracterizem.

Uma das grandes preocupações de quem busca a cirurgia plástica é referente ao resultado. O que médico e paciente precisam fazer para garantir o resultado esperado na cirurgia? Não existe garantia de resultado! Um profissional bem formado e ético sabe que não há como fazer promessas, pelo contrário, cabe a ele trabalhar com expectativas reais de seu paciente. Nos comprometemos a fazer o melhor possível para atingir o desejo do paciente. E cabe a ele, a atenção aos cuidados pós-operatórios, que influenciam diretamente no resultado final da cirurgia.

A cirurgia plástica é indicada para quem busca emagrecer? Temos dois cenários diferentes! Por um lado, o resultado estético final será melhor quando o paciente já está próximo de seu peso ideal. Conseguimos oferecer um contorno corporal mais aprimorado. Porém, existem aqueles casos onde o paciente diz que já fez todo o possível e não consegue mais perder peso. Aí, podemos atuar com o objetivo de atenuar ou corrigir características que a dieta e o exercício físico, por si só, não conseguem.

Como saber se a cirurgia plástica é um desejo do paciente ou se é motivada por alguma pressão externa? Está questão é importantíssima. O paciente que chega por outros motivos que não sejam sua própria vontade, não está preparado para se submeter a uma cirurgia. Identificamos alguns sinais como insegurança, medo, ou o próprio paciente conta que quer operar a pedido de outra pessoa, ou por sofrer algum tipo de pressão de familiares ou amigos. Nesses casos, o índice de insatisfação é alto, já que o desejo genuíno de mudar, não era do próprio paciente. A cirurgia plástica não é um fim, e sim, um meio para que as pessoas se sintam melhores consigo mesmas! Por isso é tão relevante que o paciente esteja seguro de sua decisão.

 

Dra. Mariana Hartmann
Cirurgiã Plástica

CREMERS 35.808 / RQE 35.704
– Médica pela UNISC desde 2011
– Cirurgiã Plástica Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
– Especialização em Cirurgia Corporal e em

Tratamentos Estéticos Invasivos Não Cirúrgicos

Locais de atendimentos e contatos:
– Carazinho: Consultório próprio
Rua Cipriano Ribeiro da Luz, 106/704.
– Não-Me-Toque: Clínica Accus
– Espumoso: Hospital São Sebastião
Fone (54) 99679-2209



Veja também