HCC precisa de doadores de sangue para regularização de estoques junto ao Hemocentro


Matérias do autor


25 de agosto de 2020

Tempo de Leitura: 3 minutos

HCC precisa de doadores de sangue para regularização de estoques junto ao Hemocentro


Os estoques de sangue atendem as demandas clínicas, cirúrgicas, ambulatórias e de urgência e devido a pandemia do coronavírus houve uma redução nas doações

A Agência Transfusional do Hospital de Caridade de Carazinho é responsável por todo o processo que envolve as transfusões de sangue realizadas na instituição: realização das provas de transfusão, a verificação da tipagem sanguínea, a própria transfusão de sangue para os pacientes, a solicitação das bolsas de sangue ao Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso) e o armazenamento do estoque de sangue.

Ela atende todas as demandas clínicas, cirúrgicas, ambulatoriais e de urgências. Porém, as coletas de doação de sangue não são realizadas no HCC, as quais ocorrem em Carazinho somente quando o ônibus do Hemocentro de Passo Fundo vem ao município. Decorrente a pandemia do novo coronavírus, a vinda do ônibus para Carazinho está suspensa, diminuindo assim as doações, uma vez que o cidadão precisa ir até Passo Fundo para realizar a coleta.

Segundo a enfermeira, Mari Luciane Bernhard, responsável pela Agência Tranfusional do HCC, o setor enfrenta a redução dos estoques o que gera preocupação, não só por parte do setor, mas também por todos que possam vir utilizar este serviço. “O objetivo é de regularizar os estoques, sendo um ato de puro amor realizado pelos doadores. A coleta é feita por pessoas capacitadas do Hemopasso e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Toda pessoa em boas condições de saúde, após passar pela triagem realizada por um médico e um enfermeiro, pode doar sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde”, diz.

O diretor técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, ressalta que o uso de derivados do sangue são diversos e, muitas vezes, podem salvar vidas. “Neste momento vivido, as doações de sangue reduziram drasticamente, o que resulta em baixos estoques dos hemoderivados. A consequência disso é que pode faltar concentrado de hemácias, plaquetas ou plasma para quem precisa. Algumas situações podem ser contornadas ou amenizadas com medidas clinicas, outras não, aumentando risco ou diminuindo a possibilidade de recuperação. Nesse sentido, estimular e incentivar a doação de sangue é fundamental. Esta ação configura-se num ato de solidariedade e se reveste de grande altruísmo, amor e respeito ao próximo”, explica Darlan.

O Hospital de Caridade de Carazinho convida a todos para doar sangue, um ato de amor e solidariedade neste tempo de pandemia da covid-19. Para doar basta ter alguns pré-requisitos e fazer o agendamento prévio, pelo telefone (54) 99671-9867, no Hemopasso em Passo Fundo ou na Agência Transfusional do HCC pelo telefone (54) 3329 9898, ramal 251.

 

O que é necessário para doar
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 18 e 69 anos de idade;
Peso igual ou superior a 50kg;
Não estar em jejum;
Não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação;
Não ingerir alimentos gordurosos nas 04 horas que antecedem a doação;
Trazer documentos de identificação com foto (Carteira de identidade e ou motorista);
Homens podem doar até 04 vezes ao ano e mulheres até 03 vezes ao ano.

Quem não pode doar
Quem teve gripe ou febre nos últimos dias;
Quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
Gestantes ou mães que estejam amamentado;
Pessoas que passaram por cirurgia de grande porte a menos de 06 meses;
Quem teve hepatite após os 10 anos de idade ou contato a menos de 06 meses;
Quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses;
Pessoas que tem comportamento de risco em relação à AIDS.
Intervalos das doações que devem ser respeitados
Mulheres: período de 90 dias/máximo de 3 doações nos últimos 12 meses
Homens: período de 60 dias/máximo de 4 doações nos últimos 12 meses.

Processo de doação
Cadastro: Cadastro do candidato à doação com a apresentação de documento oficial com foto
Pré-triagem: Verificação dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos), peso e teste de anemia.
Triagem clínica: Entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do candidato à doação para determinar se a coleta poderá trazer riscos para ele ou para o receptor.
Coleta de sangue: Coleta de aproximadamente 450ml de sangue e amostras para a realização dos testes laboratoriais.
Hidratação: Após a doação d sangue o doador receberá um lanche. É recomendável que o doador permaneça no mínimo 15 minutos no hemocentro e beba bastante líquido durante o dia.

OBS: Quem fez a vacina da gripe impede a doação por 48 horas e também existem outros requisitos que são avaliados na triagem clínica.



Veja também