MAIO ROXO: O que são Doenças Inflamatórias Intestinais?


Matérias do autor


19 de maio de 2020

Tempo de Leitura: 3 minutos

MAIO ROXO: O que são Doenças Inflamatórias Intestinais?


Campanha Maio Roxo é dedicada à conscientização dessas doenças

O mês de Maio foi escolhido para ser representado pela cor roxa, e é dedicado à sensibilização das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). A campanha Maio Roxo tem o objetivo de conscientizar a população sobre as DIIs. Maio além de fazer alusão ao mês de conscientização é lembrado pelo Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, Doença do Crohn e Colite Ulcerativa, que ocorre no dia 19. Estima-se que as doenças inflamatórias intestinais prejudicam significativamente a vida de 78% dos pacientes, segundo a pesquisa Jornada do Paciente com DII, feita pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) com mais de 3 mil brasileiros afetados por essas condições. Reconhecer os sintomas para o diagnóstico e o início do tratamento adequado são essenciais para proporcionar o bem-estar das pessoas. As DII são doenças provenientes de uma desordem do sistema imunológico, e como consequência, as células de defesa agridem os órgãos que compõem o trato gastrointestinal, especialmente os intestinos, grosso (cólon) e delgado. Ainda sem causa comprovada, as doenças inflamatórias intestinais podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, sendo possível serem agravadas pelos hábitos de vida. Embora não haja cura, o diagnóstico precoce pode permitir seu controle e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. A Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn são as mais conhecidas, ao apresentar sintomas como diarreia, sangue nas fezes, anemia, dor no abdome, perda de peso e febre, um médico coloproctologista deve ser consultado para avaliação. É importante estar em dia com os exames periódicos, assim o médico poderá avaliar seu estado de saúde geral e detectar essas outras doenças. Pacientes com DII possuem maior risco de câncer colorretal. A colonoscopia é o método mais eficaz para diagnosticar e tratar lesões potencialmente cancerosas relacionadas às DII. O coloproctologista saberá melhor como orientar as opções terapêuticas e os intervalos de exames.

DOENÇA DE CROHN
A doença de Crohn pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais comum no final do intestino delgado e do grosso. Entre os sintomas principais estão diarreia, sangue nas fezes, anemia, dor no abdome, perda de peso e febre. Mais raramente há estomatites (inflamações na boca). Também pode atingir pele, articulações, olhos, fígado e vasos. A doença mescla crises agudas recorrentes, leves a graves, e períodos de ausência de sintomas. O diagnóstico é feito por meio da colonoscopia com biópsia.

RETOCOLITE ULCERATIVA
A retocolite ulcerativa é caracterizada por inflamação da mucosa do intestino grosso, apresentando diarreia crônica com sangue e anemia. Não apresenta lesões no intestino delgado, o que constitui característica da doença, muitas vezes sendo o fator primordial para diferenciá-la da doença de Crohn. A inflamação pode vir a se tornar muito grave, com hemorragias e perfuração intestinal, necessitando de cirurgias de urgência. O diagnóstico é feito principalmente pela colonoscopia com biópsias. O tratamento inclui medicamentos para controle da inflamação. Quando a doença não consegue ser controlada por meio de tratamento clínico ou apresenta determinadas complicações agudas ou crônicas, especialmente neoplasia, mesmo muito precoce, opta-se pela cirurgia.

Ornella Cassol
Médica Coloproctologista | CRM 35637
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Doutorado em Clínica Cirúrgica na PUC-RS – Sua pesquisa está voltada às Doenças Inflamatórias Intestinais. Membro do corpo Clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Hospital Cristo. Redentor de Marau | Membro do Grupo Cirúrgico do Pólus Centro Clínico | Professora. do curso de Medicina da IMED. Coordenadora Regional GEDIIB RS – Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil

Passo Fundo/RS:
• Hospital de Clínicas de Passo Fundo
(Rua Tiradentes, 295) – Fone (54) 3045.8235
• Polus Care Centro Clínico (Rua Bento Gonçalves, 900)
Fones (54) 3632.8920 – (54) 3311.6878 – (54) 99193.3137

Marau/RS:
• Centro Clínico Providência (Av. Barão do Rio Branco, 1751
Fones (54) 3342.3455 – (54) 3342.3246 – (54) 99180.7574
• MOT – Hospital Cristo Redentor (Rua Bento Gonçalves, 10)
Fones (54) 3342.9426 – (54) 99211.5962



Veja também