Novembro Azul: outras doenças não esperam a pandemia passar


Matérias do autor


16 de novembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

Novembro Azul: outras doenças não esperam a pandemia passar


Urologista fala sobre os riscos do adiamento das consultas urológicas com a proliferação da Covid-19 e a importância dos exames de rotina e dos hábitos saudáveis.

Se a visita dos homens aos consultórios médicos já é pouco frequente, na pandemia, este comportamento de descuido a saúde se tornou ainda mais notável. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da covid-19, o que pode transformar casos que exigiriam um tratamento menos invasivo, em casos mais graves.

O médico urologista de Passo Fundo, Murilo Xavier, alerta sobre o risco de prorrogar a procura pelos serviços de saúde. “A grande questão de você adiar as consultas urológicas é você perder o tempo de realizar um diagnóstico de doenças. Quando eles vierem para o urologista ou para o médico clínico geral, elas já vão estar em estágio mais avançado”, ressaltou.

Isso inclui diversas doenças da saúde em geral, como colesterol, dislipidemia, hipertensão, entre outras. Entretanto, as oncológicas são as que mais afligem os médicos. “A principal preocupação na pandemia é o câncer urológico, câncer de próstata, câncer de rim, câncer de bexiga, especialmente na questão oncológica”, afirmou.

Dr. Murilo Xavier

A importância dos exames de prevenção
Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o tumor de próstata é o tipo mais comum entre os homens acima de 50 anos. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam  65.840 novos casos deste câncer em cada ano, entre 2020 e 2022. Apesar de apresentar alta chance de cura, através da detecção precoce, é a segunda maior causa de morte em pessoas do sexo masculino.

Esse fato reforça a necessidade do homem praticar o autocuidado e manter um acompanhamento médico preventivo. “É importantíssimo fazer exames periódicos para prevenir doenças que ali na frente possam te prejudicar na saúde como um todo. Doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemia, qualquer tipo de alteração pode ser detectada precocemente nessas consultas de rotina”, destacou Xavier.

No entanto, alguns sintomas indicam a necessidade de uma consulta imediata. “Se você tem uma dor muito forte na região lombar, se surgir uma cólica renal, se você tem sangramento na urina, que possa sugerir um tumor no trato geniturinário, se você tem sintomas prostáticos, dificuldade para esvaziar a bexiga, sintomas de retenção urinária, todas essas são questões que devem buscar atendimento de urgência”, frisou o médico.

Hábitos saudáveis para a saúde do homem
Além da assistência médica, o urologista enfatiza que hábitos saudáveis fazem toda a diferença para uma boa qualidade de vida e para a prevenção de doenças. “O homem deve ter uma boa alimentação, praticar atividade física, evitar o stress, ter atividades lúdicas, atividades de lazer… coisas que compõem uma saúde como um todo”, salientou.

Neste mês, todas estas questões são lembradas através da campanha Novembro Azul, que chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a SBU. O principal objetivo é quebrar o preconceito ainda existente e promover uma mudança no comportamento dos homens em relação à sua própria saúde.  Além disso, vale ressaltar que as doenças urológicas não podem esperar a pandemia passar, e quanto antes forem diagnosticadas, melhor será o tratamento.

 

Texto Lavínia Eduarda Fritzen (estagiária), supervisão Camila Docena

 



Veja também