O papel da Harmonização Orofacial na singularidade da beleza


Matérias do autor


28 de setembro de 2020

Tempo de Leitura: 3 minutos

O papel da Harmonização Orofacial na singularidade da beleza


A cirurgiã-dentista, especialista em Harmonização Orofacial, Helena Sarturi Bristott, é capa da última edição da Revista Contato VIP Medicina e Saúde. Aqui, reproduzimos na íntegra a matéria publicada na edição! 

Definir o que é beleza é uma tarefa praticamente impossível. A beleza se apresenta nas mais diferentes formas e é apreciada por diferentes gostos. Ela não segue um padrão, não obedece regras e por isso a forma como vemos a nossa beleza também é muito singular. E é pensando justamente na singularidade de cada um que a cirurgiã-dentista, especialista em Harmonização Orofacial, Helena Sarturi Bristott, realiza o seu trabalho.

Ela explica que a Harmonização Orofacial / Facial é um novo conceito da estética e rejuvenescimento que integra a naturalidade e a beleza da face. “É um conjunto de procedimentos estéticos que rejuvenescem o rosto sem agredir a naturalidade dos traços pessoais de cada um. São técnicas capazes de resgatar as perdas teciduais advindas do processo de envelhecimento e restabelecer as proporções individuais de cada face. A beleza é relativa, tem suas particularidades e envolve gostos pessoais, por isso a harmonização Orofacial ressalta as características individuais de cada um, sem perder sua identidade. É deixar mais bonito o que a pessoa já tem!”, enfatiza.

O ponto chave na harmonização, segundo Helena, é nunca se afastar da linha orientadora da proporção. Harmonia ou desarmonia não são encontradas em ângulos, distâncias, linhas, superfícies ou volumes, mas sim em proporções. “Uma análise facial detalhada e o estabelecimento de um diagnóstico preciso é o primeiro passo para se traçar um plano de tratamento personalizado. É necessário conhecer adequadamente cada perfil e suas nuances a fim de entender as características inerentes a cada um deles”, exemplifica. Uma boa análise facial é essencial para o sucesso do tratamento. Por exemplo, alterações na face, muitas vezes, são reflexo de deficiência, de excesso ou de má posição das bases ósseas. É preciso, ainda, ter conhecimento profundo dos padrões normativos de comparação que são utilizados como sistema de referência. Tais índices fornecem a proporcionalidade numérica entra as regiões e permitem avaliação objetiva e quantitativa da morfologia e proporções faciais. Os procedimentos envolvem aspectos como a melhora da pele até a reestruturação óssea, englobando:

  • Preenchimentos com ácido hialurônico (Facial e Labial);
  • Bichectomia;
  • Bioestimuladores;
  • Lipólise de papada;
  • Fios Faciais;
  • Enzimas faciais;
  • Toxina botulínica;
  • Gerenciamento de pele;

 

Para homens e mulheres!
A harmonização Orofacial é indicada para homens e mulheres que desejam corrigir imperfeições ou ressaltar seus traços mais positivos por meio de um tratamento com resultados naturais, que valorizam e harmonizam as características individuais de cada um. Também é recomendado para pessoas que tenham observado o surgimento de mudanças trazidas pelo passar do tempo, de forma a obter uma aparência mais jovem, com discrição e naturalidade. “A harmonização pode ser realizada em qualquer pessoa (desde que não haja contraindicações, como alergia à substância aplicada, doenças crônicas e gestantes). Além disso, para pessoas que procuram tratamentos rejuvenescedores, esse é o que traz melhores resultados no momento, pois não agride os traços reais de cada um”, pontua Helena.

O grande diferencial da harmonização Orofacial para outros procedimentos estéticos é que a harmonização sempre usa a proporção dos componentes do rosto: linhas, volumes, ângulos e particularidades. Em geral, são procedimentos pouco invasivos, pois quase todos os procedimentos não necessitam de cirurgia (e quando necessário, são locais e não agressivas).

Helena ressalta que mulheres e homens procuram os procedimentos na mesma proporção, sendo que não há nenhum procedimento eletivo, que é mais procurado por elas ou por eles. “Isso é muito bom, pois mostra que os preconceitos vão sendo quebrados com o tempo. Não existem procedimentos só para mulheres ou procedimentos só para homens. Todos podem e devem fazer qualquer tipo de procedimento estético, desde que traga benefícios ao seu bem-estar e assim, melhorem sua saúde também!”, destaca.

A nova geração de profissionais da saúde que vem trabalhando na área da Harmonização Orofacial tem agregado novos conhecimentos e técnicas menos invasivas, proporcionando ótimos resultados aos pacientes. A nova geração também tem apostado na evolução através de pesquisas e desenvolvimento de produtos para que mais pessoas tenham acesso a esse mundo fantástico que é a harmonização! “Sinto paixão e prazer pelo que faço. Tenho ciência que minhas ações influenciam diretamente na vida dos meus pacientes e suas famílias, devolvendo o sorriso, autoestima e confiança”, afirma Helena. A harmonização Orofacial é um mercado em amplo crescimento, uma tendência mundial e que está se tornando cada vez mais conhecida.

 

 

Helena Sarturi Bristott
Formada em Odontologia, pós-graduada em Harmonização Orofacial e Residente em Harmonização Orofacial.

 



Veja também