O papel do psicólogo em um mundo em transformação


Matérias do autor


29 de agosto de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

O papel do psicólogo em um mundo em transformação


Assunto foi debatido na UPF, no Dia do Psicólogo, 27 de agosto

A procura por psicólogos é expressiva e essencial nos tempos atuais, seja por indivíduos ou pelas organizações. Pensando nesse cenário, o curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu um bate-papo sobre “As perspectivas da psicologia em um mundo em transformação: experiências, vivências e desafios profissionais”. A temática foi ministrada por duas psicólogas egressas da UPF, Andiara Amarante e Andréia Pimentel da Silva. O evento foi realizado na Associação dos Professores da UPF, em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto.

Há 57 anos, a profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil. Uma profissão que tem um compromisso com a sociedade em trabalhar para que as pessoas vivam melhor e façam escolhas adequadas de forma saudável, criativa, autônoma e sem exageros, que, às vezes, ocorrem ao lidar com preocupações e sofrimentos, impedindo as pessoas de realizarem sonhos, atividades e expectativas. “O autoconhecimento, o exercício da autonomia, de lidar com as ansiedades, é para todos nós. A psicologia se encaixa em qualquer área: nas empresas, nas clínicas, nos consultórios, na assistência social, nas escolas, em ONGs. Cada vez mais estamos sendo chamados para auxiliar nas dificuldades do dia a dia. As pessoas não dão conta de tudo, o que, às vezes, se justifica pelos seus temores, rancores ou dúvidas. A psicologia vem auxiliar para que a pessoa tenha autoconhecimento e viva autonomamente e realizada”, explicou a coordenadora do curso de Psicologia, Me. Dirce Tatsch.

São muitas as transformações que caracterizam a sociedade contemporânea, desde as configurações familiares até questões de gênero e outras tantas temáticas. “Atualmente, por exemplo, há muito mais divórcios do que havia há tempos atrás. Hoje, temos guardas compartilhadas, recasamentos, pessoas que se separam e casam com outras pessoas que também têm filhos. São situações que precisam de atenção para saber como se organizam esses sistemas. O psicólogo precisa estar sempre buscando agregar novos conhecimentos, outras teorias para dar conta das demandas”, destacou a psicóloga Andiara, que é especialista em terapia de casal e família.

A tecnologia e seus impactos na Psicologia

O mundo mudou em diferentes aspectos – econômicos, sociais, educacionais – e a tecnologia é um dos grandes propulsores dessa mudança. Dessa forma, as relações de trabalho e as funções foram altamente impactadas, para dar espaço a novas profissões e a novas oportunidades no mercado de trabalho. “Atuo há mais de 20 anos na área organizacional. De todo esse período, o momento atual é o mais desafiador, especialmente em relação à questão da quarta revolução industrial – a Indústria 4.0. Essa tecnologia está gerando um desacomodar gigante”, comenta a psicóloga Andréia.

As pessoas estão mudando a maneira que consomem e se relacionam. “Ainda estamos entendendo todo esse processo, mas nunca participei tanto de eventos como nos últimos anos. São muitos desafios na profissão de psicólogo, mas também uma grande oportunidade. O desafio não está na tecnologia, mas como transformar essa tecnologia, como ela é assimilada pela organização, pelas pessoas e direção da empresa”, destaca a psicóloga.

Fotos: Natália Fávero



Veja também