Passo Fundo fica em 1º lugar no programa “Te Vacina” com um dos melhores índices de vacinação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes


Matérias do autor


22 de julho de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Passo Fundo fica em 1º lugar no programa “Te Vacina” com um dos melhores índices de vacinação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes


Resultado do programa Te Vacina, lançado pelo governo gaúcho, foi divulgado nesta terça-feira

“Recebemos esta notícia com muita alegria e satisfação. Estamos, todos, empenhados em garantir a rápida vacinação dos passo-fundenses. Vacina é esperança e retomada”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, ao ouvir o governador, Eduardo Leite, e a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciarem que Passo Fundo obteve o primeiro lugar no ranking de vacinação contra a Covid-19 entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Lançado pelo Governo do Estado como uma iniciativa para estimular a ampliação da cobertura vacinal entre as cidades gaúchas, o Te Vacina analisou diferentes indicadores para construir o ranqueamento entre os municípios do Estado. “A pandemia ainda não está controlada e nós precisamos continuar trabalhando para o avanço da vacinação em todo o Rio Grande do Sul. Até esta segunda-feira (19), o Estado tinha 51,8% da população vacinada em primeira dose e 22,5% com o esquema vacinal completo. Todos os municípios têm se empenhado muito para fazermos estes indicadores aumentarem”, apontou Leite, destacando que o comprometimento das prefeituras tem sido um fator decisivo para que o Estado consiga avançar neste processo.

Em Passo Fundo, até esta segunda-feira (19), haviam sido aplicadas um total de 152.807 doses das vacinas, sendo 104.889 em primeiras doses; 42.786 em segundas doses e 5.132 em doses únicas, confirmando a colocação do município como primeiro lugar no ranking estadual. “São números que nos deixam contentes, mas também conscientes da nossa responsabilidade e do papel que devemos continuar mantendo. É preciso avançar ainda mais na vacinação da nossa população e seguiremos agindo fortemente com este propósito”, defendeu Pedro, complementando que o sucesso da operacionalização do Plano Municipal de Imunização é resultado do esforço coletivo de todos os servidores que estão trabalhando nas campanhas de vacinação contra a Covid-19. “Todos os nossos secretários e servidores, de todas as secretarias, tem se dedicado muito para isso. Dividimos com a cidade este reconhecimento”.

Para a secretária de Saúde, Cristine Pilati, este ranking demonstra o potencial de Passo Fundo na logística e na estruturação de um programa tão importante quanto é a vacinação. “Nos sentimos sempre muito desafiados e nosso trabalho tem sido incansável para atender bem, com agilidade e responsabilidade”, observou Cristine, reforçando que o prêmio também valorizou a capacidade que os municípios demonstraram em cadastrar, com celeridade, as vacinas aplicadas. “Vacina boa é a vacina que chega e já vai para o braço da nossa população”.

Ocupando a primeira posição do ranking, Passo Fundo receberá um prêmio no valor total de R$ 150 mil, que deverão ser aplicados exclusivamente em ações de saúde.

 

Fonte e foto: Comunicação PMPF



Veja também