Paula Araújo – A passo-fundense que brilhou no The Voice


Matérias do autor


30 de outubro de 2019

Tempo de Leitura: 4 minutos

Paula Araújo – A passo-fundense que brilhou no The Voice


Depois da apresentação de Paula na fase das batalhas do programa, o técnico Lulu Santos disse a ela: “Você nasceu para isso!”. Formada em Direito, a cantora e professora de técnica vocal Maria Paula Dutra de Araújo, de 23 anos, ganhou o reconhecimento de todo o país ao participar do programa The Voice Brasil. A passo-fundense, filha de Paulo Fernando Mendes de Araujo e Maike Josiana Dutra de Araujo, compartilha nessa entrevista a sua paixão pela música e como foi fazer parte de um dos maiores programas televisivos que revela novos talentos da música no Brasil.

Quando você percebeu que gostava de cantar e tinha talento para isso?
Eu comecei a cantar com três anos de idade porque meu pai tocava acordeon e eu comecei cantando músicas nativistas acompanhando ele enquanto ele ensaiava. Como eu era muito pequena ele notou que eu tinha afinação e desde então meus pais me apoiam muito na música.

Você sempre fez aulas de música? Conta um pouquinho pra gente como começou…
Eu comecei fazendo coral na escola que eu estudava (Menino Jesus) e com 8 anos fiz minha primeira aula particular de canto, mas parei por um tempo… Com 12 anos conheci a Musiclass e virei aluna de canto, piano e violão e hoje me tornei professora de canto nessa mesma escola.

Como é trabalhar ensinando outras pessoas que também são apaixonadas por ela?
Sou professora de música na mesma escola que fui aluna durante seis anos (Musiclass) e é muito gratificante ver a evolução das minhas alunas. Eu me enxergo um pouquinho nelas e isso é muito legal! Com todo esse lance do The Voice Brasil muitas delas me falaram que acabam se sentindo mais próximas de um sonho que parece ser tão distante… Eu também comecei da mesma forma que elas e conquistei coisas maravilhosas na minha caminhada que amo poder dividir com elas e ensinar um pouquinho.

Em Passo Fundo e na região, onde você costuma se apresentar?
Eu cantava em alguns bares, mas o que eu mais gostava de fazer era cantar em eventos privados como casamentos e formaturas. Agora tenho a minha banda que me acompanha em diversos eventos!

O que a música significa na tua vida?
No dia que o Lulu Santos virou a cadeira pra mim no programa ele fez essa pergunta e a resposta continua a mesma: é tudo. Claro que hoje a música já se tornou um trabalho, mas sempre foi algo que me conecta ainda mais comigo e com o meu emocional. Além de cantar eu amo compor e não consigo me ver fazendo outra coisa.

Quais são as tuas maiores inspirações na música e de que forma elas influenciam o seu estilo?
Eu amo bandas de rock como The Beatles e Queen e sou apaixonada por Amy Winehouse também. Se eu fosse classificar meus 3 preferidos seriam esses com certeza, mas ultimamente escuto muito Adele e Beyoncé também porque são estilos diferentes, mas valorizam muito a voz e o pessoal que me acompanha AMA me ouvir cantando elas! Eu diria que influenciam na forma como eu me expresso porque esses artistas têm letras muito fortes que me conectam de uma forma muito legal com a parte emocional. Pra mim, passar emoção na voz sempre foi o ponto mais importante! Óbvio que tem que dominar a técnica vocal, mas nunca pode considerar apenas isso importante, porque cantar vai muito além.

Como foi o processo de inscrição e classificação para o The Voice?
Eu mandei um vídeo de inscrição em Outubro de 2018 e fui chamada para a seletiva regional em Porto Alegre em Fevereiro. Desde então fui passando pelas fases e garanti a minha vaga no meio de tanta gente maravilhosa!

E a escolha da música que você cantou na fase das audições a cegas “Bohemian Rhapsody”?
Eu escolhi essa música primeiramente por ser de uma das bandas que eu mais gosto, mas também porque a minha voz foi incluída nas vozes da plateia que canta Bohemian com o ator Rami Malek (interpretando Freddie Mercury) na cena do Live Aid. Em 2018 a Fox fez um “concurso” selecionando vozes do mundo inteiro para fazer parte do coro da platéia e eu fui selecionada e foi muito sensacional então achei que seria uma música maravilhosa para representar uma etapa muito importante da minha carreira.

Você chegou longe no The Voice! Como foi a fase das apresentações ao vivo?
As apresentações ao vivo são as mais difíceis porque precisamos controlar o nervosismo e dar nosso melhor no palco, mas fora isso é maravilhoso! Cada vez que eu subia no palco do The Voice Brasil eu me entregava para a música como se fosse minha última vez lá e consegui ir muito longe na competição.

Qual era a sensação de estar no palco do The Voice?
Parecia um sonho… Eu demorei para me acostumar que eu estava no programa e, principalmente, que eu estava passando de fases lá dentro. Era muito emocionante, foi lindo demais!

E como foi ter Lulu Santos como técnico? O que você aprendeu com ele?
Lulu sempre foi o técnico dos meus sonhos e ele seria a minha escolha de qualquer forma e foi maravilhoso representar o time dele por tanto tempo. Uma das coisas que o programa no geral me ensinou foi que a emoção nos favorece muito. Em todas as minhas apresentações ele falava do meu lado emocional e eu ficava muito feliz por saber que eu estava entregando tudo de mim e que isso estava realmente tocando ele e a plateia.

O que mudou na sua vida após o programa?
Muita coisa mudou, mais do que eu imaginava. Muitas parcerias maravilhosas surgiram, vários shows e a parte das pessoas me reconhecerem na rua e pararem para me parabenizar é linda demais e me emociona muito. O programa vai muito além do que a gente vê na televisão, eu recebo mensagens lindas de carinho que me motivam ainda mais a continuar.

E agora quais são os planos para o futuro?
Muitos shows e lançamento de um trabalho autoral em português, porque eu sempre componho e inglês e prometi para as pessoas que me acompanham que elas iriam me ouvir cantando algo meu em português.

E para quem quiser assistir as tuas apresentações, acompanhar a tua carreira, entrar em contato… Como podem fazer?
É só me seguir no instagram e acompanhar tudo! Lá tem vários covers meus e meu contato para shows e eventos. O instagram é @paularaujooficial

 



Veja também