Presidente da CDL de Carazinho fala de desafios e mudanças e comemora a aprovação da Lei de Liberdade Econômica


Matérias do autor


4 de janeiro de 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos

Presidente da CDL de Carazinho fala de desafios e mudanças e comemora a aprovação da Lei de Liberdade Econômica


Zani da Costa dos Santos, 47 anos, é empresário no Ramo da Tecnologia da Informação. Assumiu a presidência da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Carazinho em 2019, sendo reeleito para o período 2021/2022. Exerce também a função de  Diretor de Administração e Finanças da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul. Como presidente da CDL, Zani enfrentou um dos períodos mais desafiadores para o comércio lojista, tendo em vista a pandemia, que repercutiu diretamente nas atividades comerciais e econômicas do município. Nesta entrevista Zani fala de mudanças, realizações e perspectivas para a entidade.

*Entrevista publicada na edição de dezembro de 2021

Como você avalia o comércio neste ano que está encerrando e quais as consequências que resultaram da pandemia?

As formas de atendimento e relacionamento com clientes foram modificadas em virtude da pandemia, tivemos que reinventar a forma de comercializar produtos e serviços, umas das ferramentas mais utilizadas foram as plataformas digitais. Negócios são fechados através de Live ao vivo, nunca se utilizou tanto o WhatsApp para divulgar produtos e serviços através de grupos ou mesmo individual, entramos na era do PIX, que no início gerou desconfiança, mas agora está se tornando uma ferramenta muito importante de venda pela sua facilidade e agilidade de fazer pagamentos e transferência financeira. Por outro lado, os reflexos dos efeitos da pandemia se manifestam claramente nos níveis de inadimplência em todo o País. Como entidade e também como empresário posso dizer que não podemos parar de investir em melhorias para nossos clientes, mas também existe a necessidade de muita cautela e muito controle de custos para enfrentamento da nova realidade, tanto por parte do consumidor como do empresário.

Apesar do período crítico vimos novas empresas se instalando em Carazinho. Isso é motivo de alegria. O que mais temos para comemorar?

Tivemos vários motivos para comemorar além de novas empresas se instalando no município. Vou citar um, que no meu ponto de vista julgo de extrema necessidade para o crescimento e o desenvolvimento de Carazinho, e também para geração de emprego e renda, que foi a conquista, através da administração municipal, da licença de operações da FEPAM do nosso Distrito Industrial 2 Iron Albuquerque, que depois de 20 anos, 16 empresas estão habilitadas para iniciar suas operações e podem gerar 400 novas vagas de emprego já em 2022. Um desejo aclamado pelos Carazinhenses.

O que muda no comércio com a aprovação da lei de Liberdade Econômica?

O objetivo da aprovação da lei de Liberdade Econômica é fundamental para acelerar a desburocratização para abertura de novas empresas, tirando um peso na vida de quem quer empreender, gerando mais empregos e renda. Oportunizar aos empresários à livre iniciativa com a possibilidade de abertura de seus negócios nos horários que desejarem, respeitando sempre o direito do trabalhador que está assegurado pela legislação federal (CLT). Hoje as lojas de rede já estão abrindo nos finais de semana na nossa cidade, sendo que esses grandes players possuem equipe jurídica especializada, utilizam uma lei federal como base nos seus argumentos, e conseguem liminares na justiça para abrir. Já os lojistas locais cavam impossibilitados de abrir seus estabelecimentos por força de uma Lei Municipal Nº 5.088 e de uma Lei Complementar Nº 003 de 36 anos atrás, que impedia até o próprio lojista de abrir seu estabelecimento sozinho, sem nenhum funcionário, um retrocesso para atualidade, que colocava uma espécie de cadeado fechado nas fronteiras de Carazinho, impedindo o desenvolvimento. Logicamente que empresário sabe que um de seus pilares são seus colaboradores, e sempre que tiver que abrir em horários especiais haverá diálogo, mesmo porque trabalhador desmotivado e insatisfeito não rende e gera prejuízo.

A CDL trabalha na conscientização da comunidade valorizar o comércio local fazendo suas compras na nossa cidade, gerando emprego e renda, e também na arrecadação de impostos para o município, fortalecendo a economia local. Muitas pessoas nos finais de semana vão a Passo Fundo fazer suas compras, a cidade vizinha tem a Lei da Liberdade Econômica aprovada desde 2019. Esta lei é um marco importante para nossa cidade, e sem dúvida, estabelecerá um novo ritmo no desenvolvimento, e também na geração de emprego e renda para nossa comunidade.

Como foi a experiência sobre o projeto de Feira do Trabalho, quais foram os resultados? Você pretende realizar novamente?

A 1ª Feira do Trabalho “Um trabalho para ter”, teve a intenção de promover o desenvolvimento econômico e social do município de Carazinho através da mediação entre as empresas que necessitavam de mão de obra qualificada e as pessoas que buscam por um emprego, e correspondeu às expectativas. Houve a presença significativa da população que desde muito cedo se deslocou ao salão de eventos da CDL em busca de uma oportunidade de trabalho. O resultado ainda está acontecendo pois tínhamos aproximadamente 400 vagas disponíveis de emprego, e não foram preenchidas totalmente por falta de capacitação. Precisamos urgentemente capacitar e treinar essas pessoas para conseguir uma oportunidade de trabalho, já estamos trabalhando neste sentido e isso ficou muito evidente com a realização da feira. Ainda temos que evoluir muito, além dos serviços oferecidos nesta primeira feira, pretendemos na próxima incluir oficinas de capacitação e serviços de saúde à comunidade. A nossa ideia é de fazer duas feiras por ano, sendo uma em abril e outra em outubro.

Através da CDL você tem trazido novidades para Carazinho. Tivemos Homens na Cozinha, CDL Jovem, Feira do Trabalho. O que podemos esperar para 2022 em termos de ações para fortalecer o comércio?

Além de Homens na Cozinha, CDL Jovem e a Feira do Trabalho pretendemos trazer muitas novidades e ferramentas para que os empresários fortaleçam ainda mais seus negócios, com capacitações para colaboradores e também para pessoas que estejam com intenção de ingressar no mercado de trabalho. Pretendo em conjunto com a administração municipal projetar uma reforma e revitalização dos canteiros centrais de nossas avenidas de Carazinho, sendo que essa parceria já existe, é de fundamental importância essa revitalização, precisamos criar um ambiente bonito, acolhedor e dar mais vida para nossa cidade.

Estamos projetando para o início de 2022 uma reforma no espaço do centro administrativo da CDL, para melhor atender nosso associado e a comunidade de Carazinho, criando um ambiente acolhedor e funcional, com salas de reuniões bem equipadas onde o nosso associado poderá utilizar caso tenha necessidade.



Veja também