Proctoclin alerta para o Setembro Verde


Matérias do autor


26 de setembro de 2020

Tempo de Leitura: 3 minutos

Proctoclin alerta para o Setembro Verde


Os médicos coloproctologistas da Proctolin Dr. Fabiano Schirmbeck e Dr. Milton Bergamo alertam para a prevenção do câncer colorretal. Confira a matéria publicada na última edição da Revista Contato VIP Medicina e Saúde

A campanha Setembro Verde tem o objetivo de conscientizar a população quanto à importância da promoção da saúde intestinal, bem como orientar sobre o Câncer Colorretal e a necessidade da realização de exames preventivos regulares. Conforme explicam os médicos Dr. Fabiano Schirmbeck e Dr. Milton Bergamo, o Câncer de Intestino é o terceiro câncer mais comum entre os homens e o segundo câncer mais comum entre as mulheres, cada vez mais frequente em jovens adultos. O tumor abrange lesões que se iniciam no final do intestino grosso (cólon e reto) e ânus, sendo conhecido, também, como Câncer Colorretal.

Alguns fatores podem levar ao desenvolvimento do Câncer Colorretal, como histórico familiar de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, idade igual ou superior a 45 anos e histórico pessoal de pólipos ou doença inflamatória intestinal. “Além disso, um estilo de vida não saudável, com alimentação rica em gorduras, pobre em frutas, verduras e fibras, obesidade, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo também contribuem com a manifestação do tumor”, alertam.

O Câncer Colorretal é silencioso e pode levar anos até a manifestação do seu primeiro sintoma. Quando há sintomas, é preciso ficar atento quanto às mudanças do hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre, além de sangramento ao evacuar, dor abdominal, perda de peso, fraqueza, anemia e sensação de evacuação incompleta. Entretanto, ele também pode ser assintomático durante sua fase inicial e, por isso, é fundamental a realização de exames preventivos periódicos.

PREVENÇÃO

Os médicos coloproctologistas indicam que alguns hábitos são capazes de contribuir com a prevenção de inúmeras doenças, incluindo o Câncer Colorretal, baseando-se na manutenção da saúde. “Pequenos hábitos, como manter uma alimentação mais saudável, a prática de atividades físicas e uma boa hidratação diária, são escolhas significativas que beneficiam e melhoram a qualidade de vida”, ressaltam.

Além disso, as visitas regulares ao coloproctologista são fundamentais, pois quando diagnosticado precocemente, o Câncer Colorretal apresenta 95% de chances de cura em sua fase inicial. O exame responsável pela detecção precoce do tumor e possíveis pólipos é a colonoscopia, que permite a visualização interna do intestino e a remoção de uma pequena parte da lesão para confirmação do diagnóstico.

Devido ao aumento da incidência do Câncer Colorretal, a ACS (American Cancer Society) recomenda que os exames preventivos sejam realizados a partir dos 45 anos e, depois, a cada 10 anos. Em casos de histórico familiar de câncer ou pólipos, propõe-se iniciar a prevenção cinco anos mais cedo (40 anos), em razão de uma maior probabilidade de desenvolvimento do tumor.

Sobre a Proctoclin
A Proctoclin é a única clínica de Passo Fundo voltada exclusivamente à Coloproctologia, especialidade responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de Doenças do Intestino. A clínica dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por coloproctologistas, especialista em Oncogenética, fisioterapeuta pélvica, estomaterapeuta e nutricionista oncológica, sempre oferecendo o melhor tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente.

Muitas novidades chegaram na Clínica em 2020. O VAAFT – Fistulotomia Anal com Tratamento Endoscópico é um tratamento cirúrgico de fístulas anais complexas e/ou recidivadas que permite identificar, visualizar e cauterizar o trajeto, facilitando sua cicatrização. É uma técnica que reduz os riscos de incontinência fecal e lesões cirúrgicas perianais. Já o E.P.Si.T – Tratamento Endoscópico de Cisto Pilonidal é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de cistos pilonidais, conhecida e qualificada por apresentar melhores resultados estéticos e menor período de recuperação. Ambos os procedimentos já estão sendo realizados na Proctoclin, com todo acompanhamento pré e pós-operatório dos cirurgiões e da equipe multidisciplinar. “A Proctoclin está sempre buscando constante atualização e capacitação dos profissionais da equipe para oferecer o que há de melhor e mais moderno em tratamentos e técnicas cirúrgicas”, destacam.

 

FABIANO SCHIRMBECK | Coloproctologista
Cremers 16.735

Residência Médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo/SP;
Pós-Graduação no Hospital de Clínicas de São Paulo/SP;
Pós-Graduação no Hospital St. Mark’s. Londres/ Inglaterra;
Pós-Graduação em Endoscopia Digestiva Terapêutica no Hospital Sírio Libanês/SP;
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

 

 

 

 

 

 

MILTON BERGAMO | Coloproctologista
Cremers 28.312

Residência Médica no Grupo Hospitalar Conceição – Porto Alegre/RS;
Pós-Graduação em Coloproctologia no Hospital Sirío Libanês –  Paulo/SP;
Pós-Graduação em Videocirurgia no IEP – Hospital Sirío Libanês São Paulo/SP;
Responsável pelo Serviço de Coloproctologia do HSVP;
Preceptor do Serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral do HSVP;
Preceptor do Serviço de Gastroenterologia do HSVP.



Veja também