Restaurado o Monumento Gaúcho Bombeador


Matérias do autor


23 de novembro de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Restaurado o Monumento Gaúcho Bombeador


Resultado do projeto Desperta Carazinho, que tem como um dos objetivos valorizar o patrimônio histórico do município, o monumento Gaúcho Bombeador foi totalmente restaurando. O projeto da FUCCAR (Fundação Cultural de Carazinho) teve o respaldo da administração municipal, que através de licitação, contratou os restauradores, que vieram da cidade de Caxias do Sul.

Após minuciosa avaliação e análise da obra, os restauradores Marlise Eberle Costella e Fernando Pozzer, Tecnólogos em Conservação e Restauro, deram nova vida ao monumento, que agora pode ser visto de longe, valorizando a entrada da cidade. Com o objetivo de devolver ao máximo a originalidade da obra foram feitos, entre outros procedimentos, a remoção de camadas de repintura, tratamento de trincas e fissuras, pintura respeitando a cor original, modelagem da mão direita e substituição da lança, que havia sido roubada.

 

O MONUMENTO
Inaugurado em 1968, o Gaúcho Bombeador é um monumento símbolo da cidade de Carazinho, inspirado na figura de seu fundador, Pedro Vargas. De forma estilizada, representa um homem ligado à terra, lembrando um índio missioneiro que vivia nesta região, em trajes típicos gauchescos, com a mão em pala, espiando e mirando o horizonte, e segurando uma lança que se apoia no solo.  Está escrito na base do monumento: A Pedro Vargas, homenagem de sua gente. Ele sonhou uma cidade. Morreu pelo homem. Vasco Prado, um dos maiores artistas plásticos gaúchos, foi o autor da escultura em concreto. A escultura está na Praça das Bandeiras, na Avenida Flores da Cunha, próximo a Rodoviária.



Veja também