Contato Vip


A Revista Contato VIP circula desde 1993 na região norte do Rio Grande do Sul, sediada em Carazinho. Em 2014 foi iniciado um projeto expansão, e hoje a revista circula também em Passo Fundo, Marau e demais cidades da região norte do Estado. Há mais de 25 anos mostrando o lado bom da vida!

Matérias do autor


30 de abril de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

Saúde Mental em tempos de Pandemia


O atual momento, marcado pela pandemia do Coronavírus vem se mostrando estressante, e sensações como ansiedade, medo e outras, podem se acentuar. É natural ficar assustado, mas é preciso cuidar gentilmente desse momento que é propício para o olhar interno e o cuidado consigo próprio. Como você está se sentindo neste período? Como está lidando com as mudanças? Como está teu interior, pensamentos e sentimentos diante da situação atual? Importante realizar estas reflexões.

O termo “fique em casa”, muito presente nesses tempos, tornou-se essencial para quem pode cumpri-lo, cuidando assim de si e dos outros. E aos demais que necessitam realizar suas funções externas, é preciso atentar-se para não deixar de lado o autocuidado, o cuidado com o físico e o mental. Momento indispensável para estar atento e aberto as mudanças. Somos seres humanos e temos que lembrar o quanto isso está atrelado a estar vulnerável e frágil. E a pergunta que não quer calar é, eu enquanto ser humano como cuido de mim? Como cuido da minha vulnerabilidade, fragilidade? Questões importantes para reflexão, uma vez que a atual situação pode afetar a saúde mental ao trazer insegurança e medo a todos os seres humanos, nos levando a um olhar interior muito importante.

Mas a questão que muitos se perguntam é: Como cuidar de si nestes difíceis tempos?  As Psicólogas Júlia e Rafaela deixam algumas dicas de como preservar a saúde emocional em meio ao distanciamento social:  Criar e estabelecer uma nova rotina (mesmo que em casa), manter uma alimentação saudável e exercícios físicos, se informar em fontes confiáveis, evitar pensamentos negativos, utilizar a tecnologia para se aproximar das pessoas e realizar Atendimento Psicológico Online para trabalhar pensamentos e emoções frente ao atual momento, pois,  transtornos ou sintomas não tratados tem a tendência de se elevar nesta época. Tudo que o indivíduo já sentia antes, pode vir a se ampliar e muitas vezes se estender para crises, ou seja, o que era leve pode vir a ter dimensões maiores, devido à falta de um olhar mais cuidadoso e especializado.

Estamos passando por um período muito delicado, assim, salientamos a importância de aproveitar esse momento turbulento para tirar valiosos aprendizados, organizar as coisas que estavam desorganizadas, descansar, estudar, desacelerar e principalmente cuidar da saúde emocional.

Psicóloga Júlia De Conto CRP 07/25568 e Psicóloga Rafaela Andreia Pedot CRP 07/24909.



Veja também