Saúde mental no ciclo vital materno


Matérias do autor


25 de janeiro de 2021

Tempo de Leitura: 3 minutos

Saúde mental no ciclo vital materno


Conheça o projeto Maternando Afetos, idealizado pelas psicólogas Bruna Porto e Eliane Dall Acqua.  

O projeto Maternando Afetos – Acolhendo a Maternidade,  foi pensado e desenvolvido, com muita empatia e profissionalismo, para proporcionar às  mulheres tentantes, gestantes e mães no pós- parto, e mães que sofreram perdas fetais, gestacionais ou neonatais,  acompanhamento psicológico especializado, buscando dar significado e suporte psíquico às demandas vivenciando no ciclo vital materno.

Idealizado pelas psicólogas Bruna Porto Psicóloga Clínica, Especialista em Psicoterapia Sistêmica, com trabalho voltado ao atendimento individual, de casal e de famílias e também psicóloga Perinatal, e Eliane Dall Acqua Psicóloga Clínica e Perinatal Especialista em Psicologia da Saúde, com trabalho voltado ao atendimento de mulheres e sua relação com a maternidade.

O projeto Maternando Afetos foi desenvolvido especialmente para acolher a maternidade, oportunizando a mulheres tentantes, mães com perdas perinatais,  gestantes e mães com filhos até dois anos de vida, um espaço para compartilhar experiências sobre suas vivências, possibilitando o desenvolvimento de habilidades comportamentais, para que possam vivenciar com mais leveza, todos os momentos do ciclo vital materno.

 

 

Os serviços que oferecemos são:

– Jornada Materna: Acompanhamento psicoterápico ou grupos de apoio, voltado para mulheres que estão tentando engravidar, mas encontram obstáculos no caminho, tornando mais difícil o processo de tornar-se mãe.

– Pré-natal Psicológico: Atendimento psicológico individual ou em grupo, como também triagem para avaliação de possíveis transtornos psicológicos. Voltado para mulheres gestantes, mas,  também abrangendo o pai, bem como a rede de apoio, através de encontros estruturados, com abordagem direcionada ao ciclo gravídico puerperal, buscando o fortalecimento dos recursos psíquicos, atuando nas questões relacionadas à saúde mental de maneira preventiva. Buscamos um olhar mais afetuoso para a realidade deste momento, já que muitos sentimentos podem surgir, como tristeza, desesperança, preocupações excessivas e ansiedade. Temos o conhecimento de que 1 em cada 4 mulheres podem apresentar aspectos de ansiedade, estresse e depressão, que potencializado podem ser transformados em um transtorno psicológico mais grave.

Acreditamos que com esse acompanhamento poderemos prevenir inúmeras dificuldades e possíveis distúrbios psicológicos e também possibilitar o fortalecimento da relação mãe-bebê e também um melhor auxílio do pai e da rede de apoio.

– Construindo a Maternidade: Atendimento psicológico individual ou em grupo, como também triagem para avaliação de possíveis transtornos psicológicos, voltado para mães no pós-parto, envolvendo desde a mãe ou casal que vivencia o nascimento prematuro de seu bebê e necessita de apoio e atenção para fortalecer sua parentalidade, como também mães puérperas e com bebês até dois anos, com abordagem voltada ao desenvolvimento do bebê, buscando acolher a mulher/mãe e também o casal neste novo momento do ciclo de vida, bem como promover o desenvolvimento de relações mais afetivas e seguras, entre o bebê e seus cuidadores, fortalecendo o vínculo familiar. Pode ser trabalhado de maneira preventiva, buscando o não adoecimento, o fortalecimentos dos vínculos, como também auxiliando com novos conhecimentos e apoio. Também auxiliamos em questões mais focais, em que já exista o diagnóstico de algum transtorno psicológico.

-Ressignificar: Acompanhamento psicológico individual, grupo de apoio e triagem, voltado para mulheres/mães e casais que vivenciaram perdas fetais, gestacionais e neonatais, com abordagem voltada às questões ligadas a elaboração e ressignificação da vivência do luto. Sabemos que mesmo sendo pouco falado, os casais que passam por perdas perinatais,  precisam de um olhar mais afetuoso e empático, em que a sua dor possa ser validada e respeitada.

A nossa experiência de trabalho com mulheres nos diferentes momentos do ciclo materno, desde as que desejam engravidar e encontram obstáculos, as que estão vivenciando a experiência dolorosa da perda de um bebê, as que estão sentindo toda a felicidade do mundo em ter sua gravidez confirmada, até as que estão vivenciando o momento sublime da chegada de um filho, aliada às nossas histórias pessoais, desde o desejo de sermos mães, até a experiência da maternidade real, tudo isso, fez com que a gente se identificasse e se aproximasse cada vez mais por este projeto lindo.

Reunindo muita experiência, estudos e vivências, somos muito gratas por trabalhar em prol de um bem maior, que é apoiar as mulheres que desejam realizar o sonho de serem mães, dando suporte para vivenciarem todas as emoções, que envolvem este momento do ciclo de vida.

Não é um caminho fácil, pode ser uma Jornada Materna, que pode incluir  algumas Ressignificações, indicando de nossa parte um preparo fortalecedor através do Pré-Natal Psicológico, para que, com muito afeto, estas mulheres possam se sentir plenas Acolhendo a Maternidade.

Nosso maior desejo é seguir Maternando Afetos!!



Veja também