10 dicas de alimentação para colocar em prática nesse verão


Matérias do autor


23 de janeiro de 2020

Tempo de Leitura: 3 minutos

10 dicas de alimentação para colocar em prática nesse verão


As estações mais quentes, como o verão, causam mudanças no comportamento alimentar, pois existem dois grandes objetivos: melhorar a forma física e, ao mesmo tempo, aproveitar as férias, viagem, praia, piscina, calor e o sol, com isso, a alteração nos hábitos alimentares são comuns nessa época do ano. Mas, no calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para manter a hidratação e a disposição física e mental. Isso porque, as altas temperaturas somadas à alta umidade do ar típica dessa época requerem um cuidado maior com a saúde, incluindo a alimentação. Conforme o Ministério da Saúde, devido ao aumento da temperatura, “nosso metabolismo sofre alteração para se adaptar às altas temperaturas, como o aumento da transpiração”. Por isso, no verão, precisamos seguir algumas dicas – apresentadas aqui pela Nutricionista Comportamental Angela Trentin:

 

  1. Evitar alimentos com muito sódio e alta concentração calórica, principalmente alimentos industrializados e ultraprocessados, que possuem muitos conservantes, baixo teor nutricional e são mais difíceis de serem digeridos e podem causar desconforto e mal-estar.
  2. Cuidar com a alimentação fora de casa: é preciso atentar-se com a procedência dos alimentos e com a sua higiene. O calor favorece o desenvolvimento de bactérias, aumentando as chances de certos tipos de contaminação, já que as altas temperaturas estão entre os principais fatores que ocasionam a intoxicação alimentar e hídrica.
  3. Diminuir o consumo de alimentos “pesados”: em dias de calor, ingerir alimentos com alta densidade energética costuma reduzir a disposição e gerar maior cansaço, além de não repor adequadamente a quantidade de líquido e sais minerais perdidos diariamente. Estas opções têm digestão lenta, demandando maior esforço do organismo, tais como: feijoada, maionese, frituras, churrasco e sorvetes cremosos.
  4. Consumir à vontade folhas verdes e verdes escuras, além de legumes associados a temperos naturais e leves como o azeite, o limão, o vinagre.
  5. Preferir as carnes magras ou ovos para esta época, pois são mais facilmente digeridas, evitam desconfortos e são mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, cortes de carne vermelha magros ou ovos. Quanto à forma de preparo, varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras, que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.
  6. Aumentar o consumo de ÁGUA: o nosso corpo é composto basicamente de água (aproximadamente 70%) e no verão, com suor excessivo, exposição solar, ambientes fechados com ar-condicionado entre outros acabam levando à um possível quadro de desidratação, então fique atento aos sinais como boca seca, dor de cabeça, cor amarelada da urina, pele seca, confusão mental e tonturas. Consuma no mínimo 2 litros de água (pura) por dia. Leve sempre com você uma garrafinha de água e encha sempre que possível, assim você consegue controlar seu consumo diário.
  7. Consumir frutas: de 2 a 3 frutas por dia, pois são as melhores aliadas nos meses mais quentes, são ricas em vitaminas e minerais e possuem alto teor de água, como por exemplo melancia, melão, abacaxi, morango, laranja.
  8. Cuidar com o consumo de bebidas como refrigerante, café e bebida alcoólica em excesso contribuem para desidratação, então o ideal é consumir com moderação e equilibrar o consumo com água para manter a hidratação.
  9. Melhorar a fotoproteção com alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, cenoura e mamão e licopeno como o tomate e melancia. Além disso, alimentos ricos em gordura de boa qualidade promovem ação anti-inflamatória e são ricos em vitamina E e alguns em omega 3 e podem ser interessantes para turbinar a alimentação. Alguns exemplos são: azeite de oliva, abacate, castanhas em geral, chia, linhaça e peixes como atum, sardinha, arenque e pescadinha.
  10. Aproveitar muito a estação mais esperada do ano com saúde e tranquilidade, ao lado das pessoas que ama, prestando atenção na sua saúde mental, além da sua alimentação e hidratação.

Se cuide! Se priorize! Se ame!

 

+ Dica bônus
Receita de suco hidratante:

2 fatias de melancia, 200ml de água de coco, 5 folhas de hortelã e gelo. Bata tudo no liquidificador e consuma sem coar. Delícia!

 

ANGELA TRENTIN
Nutricionista Comportamental
Instagram: @nutriangelatrentin



Veja também