Sistema de navegação intraoperatória revoluciona procedimentos ortopédicos


Matérias do autor


23 de abril de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Sistema de navegação intraoperatória revoluciona procedimentos ortopédicos


Recentemente, o HSVP, em parceria com a Clínica IOT, realizou cirurgia de prótese de ombro com tecnologia da empresa americana Exactech

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a Clínica IOT realizaram, recentemente, uma cirurgia de prótese de ombro com navegação intraoperatória e planejamento tridimensional. O procedimento foi feito pelo médico cirurgião de ombro, Dr. João Artur Bonadiman, em conjunto com os demais membros do Serviço de Ombro e Cotovelo do HSVP/IOT,  Dr. Osvandré Lech, Dr. Paulo Piluski e Dr. Carlos Castillo.

Conforme o Dr. João, a tecnologia da empresa americana Exactech ofereceu aos cirurgiões um controle milimétrico de posicionamento dos implantes durante a cirurgia, o que pode ser crucial para o sucesso do procedimento. “O processo envolve um planejamento minucioso do posicionamento e tamanho dos implantes, utilizando software de tomografia 3D dias antes da cirurgia. Durante o procedimento, o sistema auxilia na navegação, garantindo precisão e eficácia”, detalha o especialista.

A primeira cirurgia realizada no HSVP foi feita em uma paciente de 73 anos, que apresentava um caso de artrose da articulação do ombro devido a lesão extensa e crônica do manguito rotador associado a deformidade óssea. “A precisão oferecida pela navegação permite um posicionamento ainda mais preciso dos implantes, reduzindo as chances de falhas e complicações pós-operatórias. Isso resulta em uma melhoria adicional nos resultados funcionais e na satisfação do paciente, oferecendo uma abordagem mais personalizada e eficaz para o tratamento dessa condição”, explica.

Navegação permite ajustar e confirmar o posicionamento dos implantes em tempo real, garantindo resultados ainda mais precisos

Antes do procedimento, o cirurgião realiza um planejamento pré-operatório detalhado, utilizando imagens de tomografia 3D para determinar o tamanho e a posição ideais dos implantes. “Isso nos permite entrar na cirurgia com uma compreensão exata do que será necessário durante o procedimento. Além disso, a navegação nos permite ajustar e confirmar o posicionamento dos implantes em tempo real, garantindo resultados ainda mais precisos e personalizados para cada paciente”, ressalta.

Dr. João reforça, ainda, que a prótese reversa de ombro realizada de forma convencional já é reconhecida como uma cirurgia e resultados funcionais excelentes. No entanto, a introdução da navegação em tempo real representa um avanço significativo, principalmente em casos de artrose grave com deformidades ósseas. “O avanço da tecnologia na área da saúde, incluindo a navegação intraoperatória com planejamento nas artroplastias do ombro, reforça o compromisso de Passo Fundo em ser um polo de saúde reconhecido nacionalmente. Esses avanços proporcionam aos pacientes acesso ao que há de mais moderno e inovador em tratamentos ortopédicos em cirurgias complexas, elevando o padrão de cuidados oferecidos na região”, finaliza Dr. João.

 

Créditos: Liliane Ferenci – Comunicação HSVP

 



Veja também