EVITE A DOENÇA DE ALZHEIMER


Matérias do autor


30 de maio de 2017

Tempo de Leitura: 2 minutos

EVITE A DOENÇA DE ALZHEIMER


Jogos de passatempos estimulam a memória e melhoram a capacidade cognitiva, prevenindo o Alzheimer

Esquecer alguma tarefa ou um compromisso é algo bem ruim, não é? Ficamos nos sentindo mal e culpados por não ter lembrado. Imagina então como é para aqueles que este acontecimento é rotineiro e grave, levando a distúrbios de conduta e desorientação. A doença de Alzheimer começa com quadros de demências que podem ser brandos e simples, mas o médico Neurologista, Rafael Espanhol conta que, na maioria das vezes, os esquecimentos são apenas sintomas iniciais, que logo evoluem para quadros como repetição de palavras ou perguntas, desorientações; tanto no tempo (datas) como no espaço (lugares), confusões mentais (reconhecer pessoas), distúrbio de condutas (agressividade), entre outros. “Sempre que um paciente começar a apresentar sintomas que estejam fora de certo padrão de normalidade para sua faixa etária, ou alterações de condutas é preciso procurar um médico”, aconselha.

Muito além de esquecer nomes, datas, rostos, há casos em que o portador da doença esquece coisas básicas como, por exemplo, a forma de se alimentar. Dr. Rafael explica que isso acontece quando o quadro da doença evolui de leve para moderado e grave, fazendo com que o paciente não tenha mais capacidade de se gerir sozinho. “Neste momento a necessidade de supervisão e atendimentos de um médico especialista se tronam indispensáveis, visto que a doença não tem cura, somente tratamento com objetivo de retardar a progressão e dar melhor qualidade de vida ao paciente”, declara.

 

Não aparece com o passar da idade

A boa notícia é que não é todo mundo que pode desenvolver algum grau de Alzheimer com o passar dos anos. O médico diz que o que ocorre com o avançar da idade é um processo natural de perda celular, e no caso do cérebro, neurocelular. “Isso faz com que aconteça perda das capacidades cognitivas globais, levando a um quadro que antigamente era chamado de Demência Senil, a qual cursa com quadros leves e não patológicos de perda de memória, entre outros”, enfatiza.

Evite!

Medidas como evitar tabagismo e alcoolismo, praticar atividades físicas regulares, tratar hipertensão, diabetes e ter qualidade de sono, podem reduzir os riscos de desenvolvimento da doença.

Além disso, Dr. Rafael aconselha realizar atividades que produzam o aumento da atividade cerebral, como leituras, cálculos e exercícios de memória, pois eles são importantes na ativação da memória e melhora da capacidade cognitiva das pessoas.

Invista em jogos como: palavras cruzadas, quebra-cabeças, sudoku, caça palavras, jogo de memória, e também aproveite para se divertir.

 

 



Veja também