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9 de maio de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Consultório médico: 5 dicas para melhorar a sala de espera


A área de espera pode influenciar a percepção do paciente sobre o atendimento, confere 5 dicas que vão te ajudar a analisar o seu ambiente profissional.

 

  1. Cor, luz e decoração: como fugir dos tons de branco

O branco é a cor mais utilizada em consultórios e clínicas, mas isso pode passar uma sensação de esterilidade e ambiente hospitalar que você, com certeza, não deseja na sua recepção de consultório.

Paredes em tons neutros como o cinza claro, transmitem a sensação de relaxamento e permitem que os acessórios e objetos de decoração usem cores mais vibrantes ou escuras.

Móveis amadeirados deixam o ambiente mais acolhedor e aconchegante assim com almofadas, flores, quadros e gravuras.

Iluminação é um ponto muito importante, devemos usar sempre lâmpadas quentes na cor amarela pois as brancas são frias e desconfortáveis nesses ambientes de espera.

Uma boa ideia para se diferenciar é incluir na decoração objetos que remetem à sua especialidade, dando um toque de personalização ao consultório.

 

    2. Escolha dos móveis: conforto ou beleza?

Ao escolher os móveis que vão compor a decoração da sua sala de espera, você precisa levar em consideração não só a estética, mas também a funcionalidade de cada um dos objetos. Um bom investimento são os móveis de boa qualidade, confortáveis e duráveis, fundamentais para que a espera dos pacientes não se torne desagradável.

 

  1. Disposição dos móveis: organizando o espaço

Levando em consideração o tamanho da sala e a quantidade necessária de cadeiras ou sofás de acordo com o fluxo de pacientes que você atende, é preciso dispor os móveis de uma maneira que não atrapalhe a circulação e torne o ambiente harmonioso e prático. Lembrando de considerar pacientes ou acompanhantes portadores de necessidades especiais (como cadeirantes, por exemplo).

 

  1. Distrações: tornando a espera mais tranquila

Música ambiente, televisão ligada em volume baixo (fuja dos noticiários e programas polêmicos), revistas atualizadas e bem conservadas ou até mesmo livros interessantes (sobre artes, decoração, lugares turísticos ou temas ligados à saúde) são boas opções para distrair os pacientes durante a espera.

Se você costuma receber crianças em seu consultório, um espaço com mesa baixa e alguns brinquedos, gibis ou livros de colorir podem acalmar os pequenos e ser de grande utilidade para os pais.

Investir em internet Wi-Fi na recepção pode ser um diferencial importante, já que os pacientes podem utilizar o tempo de espera para trabalhar ou se distrair online

 

  1. Água e café: como organizar um serviço de copa

Disponibilizar aos pacientes e acompanhantes uma área limpa e organizada, com água, café, suco ou até mesmo algumas opções de chá ou bolachas pode ser uma boa ideia.

Afinal, isso demonstra consideração ao paciente e aos acompanhantes e influencia positivamente a imagem do consultório.

Um espaço com água sempre gelada, café e copos descartáveis, é uma boa maneira de deixar o paciente à vontade e cuidar de suas necessidades. Se for possível, considere instalar uma máquina automática, com várias opções de bebidas quentes e geladas.



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