Matérias do autor


5 de junho de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

MERCADO IMOBILIÁRIO


É com muita alegria que a partir deste primeiro exemplar de 2018 vamos trazer aos leitores da revista Contato Vip, comentários, informações, dicas, estatísticas, pareceres, enfim, artigos que possam esclarecer e informar sobre o mercado imobiliário, principalmente, de Passo Fundo e região.

O assunto é extremamente palpitante uma vez que Passo Fundo é uma cidade pólo na região norte do estado e que concentra na construção civil e, consequentemente, no mercado imobiliário um dos pilares do crescimento econômico da cidade e região.

Sob o título “Mercado Imobiliário”, vamos tratar dos mais diversos temas que circundam o assunto, dando ênfase ao que tange sobre compra e venda de imóveis, locações nos seus mais diversos aspectos e condomínios sendo, este último, um assunto que suscita as mais diversas dúvidas sobre a convivência comum de diversas pessoas sob um mesmo teto, dividindo as mesmas áreas de convivência.

Além das inovações criadas pelo próprio mercado houve um crescimento acentuado no número de novas leis e alterações legislativas relacionadas à atividade imobiliária, que iniciou com a promulgação da Constituição Federal de 1988, em seguida com a criação do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), dentre as mais importantes.

Nesse sentido, os negócios imobiliários têm se tornado cada vez mais complexos e dinâmicos, quer pela legislação que lhes dá as diretrizes, quer pela oscilação que o mercado constantemente imprime em função das condições econômicas à que está submetido.

Mas, o que esperar para 2018? A recuperação, ainda que lenta, está a caminho. E os motivos do otimismo se dão pela diminuição da inflação e das taxas de juros, crescimento do PIB, redução na taxa de desemprego, preços dos imóveis mais estabilizados, e mudanças nas regras para financiamento. O conjunto desses resultados fortalecem a confiança do consumidor, que fica mais motivado e encorajado a investir em imóveis e, também, das incorporadoras que vislumbram a real possibilidade de investirem com menos riscos de eventual prejuízo.

Assim, projeta-se em 2018 um mercado imobiliário mais aquecido, com possibilidades de investimentos rentáveis e expectativa de bons negócios.

 



Veja também