O Legado das Olimpíadas


Matérias do autor


23 de agosto de 2016

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Legado das Olimpíadas


As Olimpíadas do Rio já deixam saudades. Contrariando os mais pessimistas, o evento foi um sucesso, e mostrou a despeito de tudo, o que é realmente o Brasil. Um país alegre, de gente de bem, que sabe receber, que tem um rico patrimônio natural e cultural. As olimpíadas levantaram a moral do brasileiro, tão sofrido e decepcionado com seus governantes. O que mais gostei nessas olimpíadas é que nem um político levou a fama, a festa definitivamente não era pra eles, a festa era para o povo, para os atletas, para os visitantes. E foram eles que deixaram o maior legado dessa olimpíada.

O legado não são os estádios ou os ginásios. O legado são as histórias de superação de cada atleta. Quantas de nossas crianças hoje querem correr como o Bolt, saltar como o Tiago Braz, nadar como o Michael Phelps. Se a Rafaela saiu da favela, se venceu o preconceito racista e ganhou a medalha de ouro, por que eu também não posso? Assim como a educação o esporte tem o poder de transformar. Ele vence barreiras, vence preconceito, vence o medo e os próprios limites.

No esporte todos são iguais e lutam pelo mesmo objetivo. O Brasil chorou com nossos atletas, um choro de emoção, de contentamento. Ver aqueles meninos de um metro e oitenta chorando feito crianças na final do vôlei é uma imagem que vai ficar no coração de todos. Nunca se cantou o hino nacional com tanto fervor, com tanta devoção, com a mão no peito, com um sentimento de orgulho em ser brasileiro.  O Brasil precisava disso. Que o espírito olímpico nos inspire e inspire especialmente aqueles que podem fazer alguma coisa para que a prática do esporte seja incentivada em nossas escolas.

E que venha Tóquio. Que venha 2020, e que estejamos preparados para fazer bonito novamente.

 

 

Foto: Rio 2016/ Getty Images/ David Ramos



Veja também