Matérias do autor


20 de julho de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma casa para todas as estações


O sistema construtivo mais utilizado nos EUA, finalmente chega ao Brasil com sotaque gaúcho, é o regate da tradição em construção em madeira. Mas como são feitas estas edificações com desempenho térmico e acústico superiores mantendo o custo da alvenaria?

Fundação: O sistema construtivo em Wood Frame, possuí uma estrutura leve, permite o uso de qualquer tipo de fundação. Embora a mais indicada seja do tipo radier, é uma fundação rasa, apoiada diretamente ao solo como uma laje de concreto, na qual se projeta a toda a edificação. O WF, diferente da edificação tradicional, distribui suas cargas de maneira uniforme, a fundação radier se torna mais vantajosa por ter baixo custo, menor tempo de execução e a redução da mão de obra.

 

Estrutura: Formada por frames de madeira autoclavada, que distribuem as cargas para a fundação.Os frames são montados em obra, e ancorados a base com um tipo especial de parafuso assentados sobre uma manta especifica, que impede a troca de umidade entre a fundação e os montantes. Ao contrário da alvenaria, a estrutura das paredes são rapidamente montadas, em seguida é realizado o fechamento da estrutura por enormes placas de OSB, que tornam o sistema um único bloco rígido.

A cobertura: pode receber o telhado convencional, particularmente indico a cobertura shingle (placas de manta asfáltica com gravilha, sobre OSB) ou Eurotelhas (pacas de aluzinco com gravilha e isolamento térmico). Estes novos modelos novos, possuem 100% de estanqueidade e resistem a ventos de 200 km/h.

 

Sistemas elétricos e hidráulicos: Sua implantação também é mais rápida e racional, pois não é necessário abrir a parede passar a prumada e depois fechar com massa. No WF como as paredes estão expostas, antes de receber o acabamento, com o fechamento interno das paredes em placas de gesso acartonado, são passadas as fiações e tubulações, sem gerar desperdícios e demandar mais tempo.

 

Componentes externos: Antes do acabamento, as paredes externas recebem uma membrana que atua como uma barreira contra água, calor e poeira, mas que permite a saída da humidade interna das paredes. Sobre essa membrana, é aplicado o acabamento que varia de acordo com o gosto do cliente, podendo ser o tradicional reboco e pintura, cerâmico, pedra ou os novos siding vinílico ou em madeira smart side.

Componentes internos: As paredes que fazem divisa com o exterior da casa, internamente recebem a lã de rocha, que possuí características térmicas e acústicas. Em seguida é feito o acabamento interno, podendo ser em placas cimenticea ou em gesso acartonado, recebendo o acabamento ao gosto do cliente.

A industrialização da construção é um caminho sem volta, ela agrega agilidade com tecnologia, nos dias de hoje é inadmissível erguer uma casa empilhando tijolos.



Veja também