1º Danzpare Juvenil Brasil será realizado em novembro em cinco cidades do Rio Grande do Sul


Matérias do autor


3 de junho de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

1º Danzpare Juvenil Brasil será realizado em novembro em cinco cidades do Rio Grande do Sul


Em formato inédito com bailarinos jovens, o Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares promete transcender fronteiras com a cultura de países da América Latina e Europa

A primeira edição do Danzpare Juvenil Brasil, o Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares, promovido pela Baillar Centro de Danças, será realizado de 4 a 14 de novembro, em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Com a promessa de uma experiência cultural diversificada, o festival apresenta casais dançarinos que irão representar a cultura de 15 países da América Latina e Europa. Esta é a segunda edição da versão juvenil do festival, a primeira aconteceu no Panamá em 2022, com participação de um casal de Passo Fundo representando o Brasil.

Neste ano, o Danzpare Juvenil Brasil traz jovens de 14 a 17 anos que terão a oportunidade de compartilhar a sua paixão pela dança de forma inédita no país. Os dançarinos irão realizar apresentações em Porto Alegre, Passo Fundo, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos e Capão da Canoa, passando pelas regiões Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Litoral do estado.

Em 2024, é a primeira vez que o festival internacional chega à capital dos gaúchos, Porto Alegre, que receberá a abertura oficial, em 5 de novembro. Durante os dias de festival, os jovens bailarinos irão percorrer as escolas municipais e estaduais das cidades para atividades culturais em sala de aula. O festival terá seu encerramento em Passo Fundo, em atividade do Danzpare Juvenil Brasil, no Clube Comercial.

De acordo com a proprietária da Baillar Centro de Dança e produtora Danzpare no Brasil, Raquel Rubert Pereira, a missão do festival é oferecer um espetáculo que agrade tanto o público quanto os bailarinos envolvidos. “O folclore é algo muito especial. É a nossa identidade e a gente quer sim que ela nunca se acabe, e que possamos seguir cultivando essa identidade, espalhando para o maior número de países possíveis de forma gratuita, muita cultura, alegria, integração e conhecimento”, destaca.

A primeira edição do festival Danzpare Juvenil aconteceu no Panamá em 2022, com participação de jovens brasileiros

Os preparativos para esta edição do Danzpare iniciaram ainda em 2023 com o planejamento de atividades artísticas que cativem o público, com um festival já tradicionalmente reconhecido no Estado. “Nós estamos trabalhando desde o ano passado para compor uma programação intensa e ao mesmo tempo interessante, tanto para quem vai receber o Danzpare Juvenil, quanto para quem virá como convidado para participar do festival. Para que esses jovens bailarinos se sintam abraçados aqui no Brasil e que saiam daqui com a sensação de dever cumprido e vontade de retornar”, conclui Raquel.

As edições adultas do Danzpare já aconteceram em quatro oportunidades no Brasil. Em todos os anos, houve a presença de grande público que aproveitou a diversidade de opções culturais públicas oferecidas de forma gratuita. Em 2022, na última edição, o festival alcançou um público de mais de 60 mil pessoas.

3º Congresso Internacional de Produtores Culturais Danzpare
Além do Festival, neste ano o Brasil também vai sediar o 3º Congresso Internacional de Produtores Culturais Danzpare, encontro que reúne todos os produtores dos países com vínculo à rede Danzpare. O Congresso busca enriquecer ainda mais a experiência cultural, proporcionando debates, sugerindo melhorias e fortalecendo o intercâmbio de ideias entre grandes nomes do universo da produção cultural.

 

Fotos: Divulgação / Danzpare Juvenil Brasil



Veja também