Alimentos para melhorar a imunidade
Friozinho chegando, com a queda das temperaturas, é natural que aumente a ocorrência e gripes e resfriados ainda mais porque o corpo não está preparado para se adaptar a estas modificações climáticas.
Nessa época, o ideal é reforçar as defesas do organismo através da alimentação. Sabe-se, que a alimentação adequada ajuda a melhorar as respostas orgânicas além de preservar a motilidade intestinal o que favorece o controle da imunidade. No verão o corpo não precisa se “esforçar “para conservar a temperatura corporal por isso as gripes são menos frequentes.
Abaixo encontram-se alguns alimentos que favorecem o fortalecimento das defesas naturais do nosso organismo:
1 Alho: Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para preservar os componentes.
2 Cebola: a quercetina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas devendo-se também usar como temperos ou crua na salada
3 Açaí, lichia, laranja: Ricas em vitamina C, auxiliam na imunidade e possuem propriedades anti-inflamatórias. Recomenda-se o consumo de uma porção (cerca de 100 gramas) por dia.
4: Peixes: O ideal são arengue, cavala, salmão, bacalhau, atum e sardinha, são ricos em ácidos graxos ômega – 3, auxiliam na função imunológica por possuir ação anti-inflamatória e regular os bio marcadores intestinais. Geralmente a dieta brasileira não contempla as necessidades destes componentes por isso na maioria é utilizado na forma de suplementação em cápsulas.
5 Aveia: Rica em fibras solúveis, insolúveis, aventraminas, vitaminas E, complexo B e ácido graxo ômega 3, zinco, regulando a função intestinal favorecendo a ação das bífido bactérias que possuem a ação de neutralizar bactérias nocivas eliminando através das fezes, além de favorecer o aproveitando do zinco que modula a resposta imune.
5 Levedo de Cerveja e Castanhas do Pará: Ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, ácidos graxos ômega 3 e zinco o qual é responsável pela formação dos linfócitos que equilibram as defesas orgânicas.
6 Vegetais verdes escuros. Ricos em vitaminas do complexo B, C, Selênio, silício, vitamina A. Formam e fortalecem as células de defesas do organismo, assim como os vegetais amarelo alaranjado como cenoura, moranga, mamão e abóbora.
7 Iogurtes: Possuem lactobacillus accidophilus, os quais neutralizam as bactérias patogênicas por possuir forte ação de bactérias colônicas que agem na mucosa intestinal melhorando a absorção de vitaminas e minerais. Em muitos casos há a necessidade de reposição desse elemento para melhorar a absorção de todos os outros elementos.
Além destes, ingerir muita água e controlar o estresse é um dos fatores mais importantes para manutenção o sistema imunológico pois o estresse influencia a produção de cortisol que desregula o sistema imunológico.
Veja também