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CRIANÇA BRINCANDO, NADA MAIS SÉRIO…


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7 de agosto de 2015

Tempo de Leitura: 2 minutos

CRIANÇA BRINCANDO, NADA MAIS SÉRIO…


A INTELIGÊNCIA DA CRIANÇA SE DEFINE ATÉ OS 3 ANOS. As pesquisas realizadas, ainda na década de 1990, já demonstravam que a idade de zero a 3 anos é determinante para o futuro da inteligência das crianças. Gabriela Mistral consegue traduzir, em suas palavras, que a crianças não pode esperar, quando afirma: “Somos culpados de muitos erros e muitas falhas, mas nosso pior crime é abandonar as crianças, desprezando a fonte da vida. Muitas das coisas que fazemos podem esperar. A criança não pode. É exatamente agora que seus ossos estão se formando, seu sangue é produzido e seus sentidos estão se desenvolvendo”.

A criança é um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc. – são elementos da história de seu desenvolvimento em uma cultura.

 

          É através do brinquedo que a criança desenvolve todo o seu potencial de energia; a criança cresce brincando e através dele vai adquirindo experiências e desenvolvendo seus conceitos sobre o mundo que a cerca. Um mundo onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e o direito das crianças respeitado.

No livro: “JARDINS DE INFÂNCIA”, de Jeanne Evrard Fiquemont, Paris, 1958, encontramos alguns pensamentos que vale relembrar:

→ “Nada pode haver na inteligência que não tenha passado pelos sentidos.” Aristóteles.

→ “Em lugar de ser educada, colocar-se-há a criança em condições tais que ela, tanto quanto possível, se educará a si mesma.” Edouard Claparède.

→ “O brinquedo é o trabalho da criança, é seu ofício, sua vida.” Sra. Kergomard.

→ “Nosso cérebro é o melhor brinquedo que já foi criado. Nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade”.  Charles Chaplin.

 

   As crianças de 0 a 1 ano necessitam:

– proteção para perigos físicos;

– cuidados de saúde adequados;

– adultos com os quais desenvolvem apego;

– adultos que entendam e respondam a seus sinais;

– coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar;

– oportunidades para explorar o  mundo;

– estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.

 

  As crianças entre 1 a 3 anos necessitam:

– proteção para perigos físicos;

– cuidados de saúde adequados;

– adultos com os quais desenvolvem apego;

– adultos que entendam e respondam a seus sinais;

– coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar;

– oportunidades para explorar o mundo;

– estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.

– oportunidades para desenvolver habilidades motoras, de linguagem e pensamento;

– oportunidade para desenvolver alguma independência;

– apoio na aquisição de novas habilidades;

– ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento;

– oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias;

– oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



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