Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/contatovip/www/wp-includes/post-template.php on line 317
Casal e a intimidade na pandemia

Indiamara Caumo


• Graduada em Psicologia; • Pôs graduanda em Especialização em Dinâmica das Ralações Conjugais e Familiares; • Pela Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo/RS • Possui experiência em Psicologia Clínica, (orientação sistêmica) • Atua em consultório particular e realiza assessoria à instituições escolares. • Atua com a psicoterapia individual, Psicoterapia destinada à casais, atendimento familiar, adolescente e terapia sexual. • Atua com grupos de orientação de pais e orientação vocacional; • Atua em orientação financeira para pais, crianças e adolescentes.

Matérias do autor


2 de março de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Casal e a intimidade na pandemia


Não é uma tarefa fácil, ter que lidar com a sexualidade nesse momento onde famílias inteiras estão em casa, isoladas, trabalhando em suas residências e esse casal sem privacidade, e ainda vivendo momentos de tensão em outras áreas de suas vidas, então tentaremos ajudá-los enfatizando pequenos feitos para que a relação não se desgaste. Momento de avaliar conhecendo-se mais intimamente para muitos casais talvez seja esse o momento de parar e olhar para o outro e de seu casal interno, o que realmente é importante e que tenha sentido para vocês, uma excelente oportunidade para avaliar o que é sexo, o que é sexualidade e o que é intimidade.

Poder dialogar com seu cônjuge, os dois poderem reinventar-se nesse processo, dando oportunidade de autoconhecimento, inovar, ver como está seu prazer e se seu cônjuge sabe! Pensamos sobre sexo com muitos tabus ainda, não permitindo o prazer ser o primordial, lembre-se ele(a) e o amor da sua vida, a pessoa que você escolheu para viver com você.

“Intimidade é o segredo” – Crie certos hábitos que poderão fazer sentido para vocês; procurar ter o mesmo momento para dormir, fazer desse momento um ritual prazeroso para os dois. E importante ao deitarem, se possível, ter um carinho, um ao outro, mesmo que a disposição esteja abalada pelo cansaço, ao sentir-se dentro de um abraço será mais fácil seguir nesse momento.

O assunto sexo é um grande Tabu pois muitos vêm ao casamento de formas errôneas, não possibilitando esse casal falar abertamente sobre prazer e de seu corpo; quando você conhece seu corpo e obtém informações de forma saudável poderá ser a chave para que sua relação de casal decole. Acolhimento é a palavra-chave também porque você começa a olhar seu cônjuge de forma que ele obtendo entre vocês uma maior a aceitação de seus prazeres.

Dialogar sobre esses assuntos de forma harmoniosa deixará o casal mais próximo um do outro; ame seu cônjuge do jeitinho que ele(a) é, certamente o entendimento e o encaixe seja incrível. Não deixe a preguiça vencer, fazer sexo é um exercício que precisa da disciplina para tornar-se um hábito entre vocês, que fará uma grande diferença na sua relação de casal. Saúde física e saúde mental precisam estar entrelaçados. A comunicação também é outro segredo; comunique o que te dá prazer, o que você gosta e onde gosta, seja claro(a). Precisam ser específicos: carinho e estimulação. Jamais deixe de comunicar o outro, pois o outro não tem bola de cristal para saber, essa comunicação é o básico para seguir com sexo saudável.

Não permitam que seus filhos durmam com vocês no quarto, sei que muitas vezes e difícil, mas é um ponto primordial e um segredo infalível.  Há quem use recursos de pornografia, mas cabe informar que esse material é muitas vezes a raiz de grandes problemas ocasionando divórcios. Cuide de seu corpo e de sua mente de maneira que estarão intimamente mais conectadíssimos, vencerão os obstáculos e as crises nesses momentos de pandemia.

Intimidade + carinho + autoconhecimento + saúde mental e corporal = o grande antídoto para sua intimidade no casal em relação ao sexo.

 



Veja também