Matérias do autor


9 de maio de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Dieta sem glúten x sem lactose, será?


Já passamos por várias transições de dietas, e cada uma, sempre objetiva auxiliar a boa forma com maior rapidez, mas por outro lado contribuem para o efeito sanfona (engorda e emagrece). Já teve a vez da dieta das proteínas, da lua da sopa, do tipo sanguíneo, entre outras, mas a queridinha da vez é sem glúten e sem lactose, mas será que funciona, será que é ideal para todo mundo? Muitos tem referido ter reduzido suas medidas com essa modificação, mas uma questão é você ser intolerante e outra é retirar este ingrediente apenas por “modismo”.

O glúten   é uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada, confere elasticidade na receita de diversos alimentos, caso típico do pão: ao sovar a massa, o padeiro cria as redes de glúten, estruturas capazes de aprisionar o gás carbônico expelido pelas leveduras do fermento.

Cerca de 1% da população mundial possui a doença celíaca, nela, o glúten não é bem aceito pelo intestino. Quando ele chega ao órgão desses pacientes (e só neles), desencadeia uma reação do sistema imunológico, que destaca células de defesa para atacar a região. Nessa briga, acaba sobrando para as vilosidades intestinais, estruturas que são responsáveis por absorver os nutrientes da comida. Com as vilosidades inflamadas, claro que ela não é aproveitada da forma como deveria, bagunçando completamente o trânsito intestinal, para não dizer o estado nutricional daquele indivíduo, sendo os sintomas mais comuns:  diarreia, dor, distensão abdominal e inchaço.

Por outro lado, há indivíduos que ao longo dos anos, devido irregularidade intestinal, podem desencadear um ´processo denominado e alergia ao trigo o que acaba confundindo os sintomas, nem sempre terá diarreia muitas vezes pode sentir o trato gastrointestinal comprometido. Isso ocorre principalmente para aqueles indivíduos que mantém um cardápio   basicamente regada a pães, por isso é necessário diminuir ou retirar somente este item do cardápio.

Lactose: É o açúcar do leite no qual precisa da ação da enzima lactase para ser digerido, quando a pessoa não tem a ação essa enzima o açúcar é digerido causando alterações como flatulência, alteração intestinal, náuseas entre outras.

O maior problema é que muitas pessoas confundem alergia a proteína do leite com intolerância a lactose o que poderá evoluir para problemas futuros.

Mas, antes de retirar qualquer item do seu cardápio é necessário ter a comprovação de que você realmente tem a intolerância ou alergia para isso existe exames específicos para detectar o problema, pois a retirada apenas por “modismos” poderá desencadear futuramente a alteração.

Enquanto houver essas suspeitas, procure manter a dieta sempre equilibrada com frutas, verduras incluindo panificados nas modalidades integrais diminuindo o consumo de produtos refinados (brancos).

Quando você conhece seu organismo será capaz de detectar qualquer alteração fisiológica, mas o diagnóstico é sempre o melhor resultado.

 



Veja também