Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


1 de novembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Escove corretamente seus dentes e evite doenças orais


A maioria das doenças e problemas bucais são causados pelas bactérias que habitam a boca. Ainda que seja feita a higienização diária, o tártaro pode ser formado em poucos dias e as cáries se desenvolvem silenciosamente.

Apesar de todo o aumento de informação e a incrível melhora do nível de saúde bucal dos brasileiros, muitos ainda sofrem com a presença de infecções gengivais e formação de cáries.

Há muito tempo sabemos que é o filme ou placa bacteriana que se forma sobre os dentes a causa desses problemas, porém, a remoção dessas bactérias exige uma técnica adequada. Cada pessoa exige uma forma particular de cuidado com a higiene dos dentes, dependendo da idade, da utilização de próteses ou implantes, maior ou menor predisposição à caries e doenças gengivais e outros fatores.

Mesmo com essas diferenças podemos estabelecer algumas regras que são um padrão para uma boa higiene dos dentes, começando pela escova dental que deve ter cerdas do mesmo tamanho e em grande quantidade e de consistência macia. A consistência deve ser macia, mas não extremamente macia. O tamanho da cabeça da escova também deve ser de acordo com o tamanho da cavidade oral que pode ser diferente entre as pessoas.

A força utilizada durante a escovação também é importante, se for demasiada, pode causar retração gengival e desgastes dentários, procure fazer força moderada e aumentar o tempo de escovação. O fator tempo é muito relevante e em muitos casos, pacientes que apresentam inflamações gengivais e formação de tártaro recorrentes, podem apresentar uma grande melhora da sua condição de saúde oral, aumentando o tempo de escovação dos dentes. As bactérias orais possuem uma capacidade de adesão muito grande e é necessário escovarmos por mais de 1 minuto os dentes para que consigamos deslocar o filme bacteriano dos dentes.

Na escolha do creme dental, recomendo uma pasta neutra, sem muitos abrasivos e substâncias clareadoras e que contenha flúor. O flúor continua sendo um grande aliado na prevenção de cáries. Por último o fio dental que deve ser utilizado diariamente, mesmo que não sinta resíduos de alimentos entre os dentes, pois ele removerá a placa de bactérias dos espaços entre os dentes que a escova não removeu.

Esses simples cuidados lhe ajudarão a evitar a maioria dos problemas bucais e auxiliam a manter sua saúde.

 

 



Veja também