Matérias do autor


24 de maio de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Wood Frame – As vantagens e a beleza das construções em madeira


Conheça essa técnica de trabalho com a madeira, que é ecologicamente correto e traz elegância às construções

Evolução é uma constante do mercado, percebemos isso nos carros, a cada geração ou novo modelo mais itens e técnicas de montagem são incorporados ao modelo novo lançado. E consumimos essa atualização pois sempre estamos em busca de algo mais seguro ou confortável do que já dispúnhamos.

Mas o que faz com que ela de fato seja superior as tradicionais formas de construção?

A técnica com a qual eu trabalho, é uma adaptação do sistema utilizado nos EUA com o sistema Canadense. Lembro que 9 a cada 10 construções fazem uso desde método construtivo nos EUA, ou seja, o Wood Frame evoluiu muito em termos de resistência e agilidade dos materiais empregados. Pense que desde o final do século XIX, quando deixamos de utilizar a madeira como sistema construtivo principal para utilizar a alvenaria, as técnicas são praticamente as mesmas até hoje. Em contrapasso que o WF evoluiu no restante do mundo, por exemplo, no Canada as casas teriam que suportar as rigorosas temperaturas do inverno e nos EUA em vários estados esse mesmo sistema tem de suportar tempestades tremendas. As técnicas de encaixe e ancoragem da casa com fundação passaram por anos de testes reais e em laboratório para resistir a tempestades e furações.  Acessando o site:  http://arquiteturafelipeb.wixsite.com/thinkad/ na barra C.E.S tem um vídeo informativo de como uma construção em WF se comporta em um furação de diferentes categorias.

Apesar de parecer contraditório falarmos que uma construção em madeira é ecologicamente correta, ressalto que a madeira utilizada provém de reflorestamento certificado, sendo que todo o período que aquela árvore levou para crescer, ela capturou CO2 da atmosfera e outra arvore será plantada no lugar daquela ou seja é um manejo sustentável de recursos.  Na outra margem da sustentabilidade, a produção de tijolos demanda a extração da matéria prima (argila) para sua produção, em sua grande maioria as jazidas se encontram geralmente próximas ao leito dos rios, onde a extração ocorre de forma bastante nociva ao meio ambiente, degradando o entrono. E ainda tem todo o processo de queima, que lança toneladas de CO2 na atmosfera.

Vários são os condicionantes que agregam valor as casas construídas em Wood frame, mas sem sobras de dúvida essa evolução e as novas técnicas industriais aplicadas na produção do OSB e no tratamento da madeira em autoclave, são os diferenciais que agregam não somente em resistência, mas dão a garantia de que esse é realmente um sistema consolidado e que lança um novo norte da construção civil.

 



Veja também