A Fundação Cultural de Carazinho – FUCCAR completou 25 anos de atividades


Matérias do autor


20 de janeiro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Fundação Cultural de Carazinho – FUCCAR completou 25 anos de atividades


Em 1997 foi criada a Fundação Cultural de Carazinho – FUCCAR – que, ao longo dos anos, promoveu e valorizou a cultura na cidade nas mais diversas áreas. Carazinho sempre desenvolveu a cultura musical através de diversos projetos e entidades, com destaque para o Instituto Carlos Gomes, os CTG, a Seara da Canção Nativa, OSINCA e outras entidades e eventos.

Além da música, a FUCCAR também deu destaque a outros setores, como os de artes visuais, artesanato, literatura e dança e, neste ano, ao comemorar seus 25 anos de atividades, está desenvolvendo o projeto TrilhandoArte – FUCCAR 25 anos, financiado pelo Pro-Cultura/ RS, com patrocínio de empresas locais: ELETROCAR, Supermercados Economia, Farmácias Gloria e COTRIJAL. O projeto ofereceu gratuitamente 13 modalidades de oficinas de música, 6 de artes visuais e artesanato e 6 de culturas populares.

Na noite de 19 de novembro, data que marcou os 25 anos de criação e funcionamento ininterrupto de atividades, a FUCCAR realizou uma NOITE DE GALA no auditório do SESC com recepção musical por grupo de alunos e professores e exposição dos trabalhos realizados nas diversas oficinas. O espetáculo contou com a apresentação musical da Filarmônica Regional Arte Educação e Cultura – FRAEC. Na ocasião foram homenageados Remi João Rigo (in memorian), Fernando Cordella, Valdir Azambuja Costa, Rudi Kich, Noemi dos Santos e João Adelar Ervite da Silva. O evento também contou com apresentações artísticas da Associação da Etnia Alemã de Carazinho e de representantes das culturas kaingang, e dos afrodescendentes, num espetáculo variado e marcante, para o público que lotou as dependências do auditório.

 

 

Ainda dentro das comemorações dos 25 anos, em data de 23/11/22 foi reapresentado o filme da Ópera O Guarani, espetáculo que estreou em 2020, nas comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, com 3 edições em nossa cidade e 2 em Porto Alegre, no Theatro São Pedro… foi o reviver das lembranças do evento.

Os integrantes das Oficinas de Música e de Canto Coral do TrilhandoArte FUCCAR 25 anos puderam mostrar sua caminhada no projeto através de um RECITAL, num domingo de dezembro, para colegas, pais, familiares e comunidade que veio prestigiar e apreciar muita música com nossos novos artistas locais.

 

 

O projeto TrilhandoArte FUCAR 25 anos tem continuidade em 2023, com as oficinas musicais gratuitas que se desenvolvem na Escola Musical Beats e na sede da FUCCAR, com reinício em fevereiro. A trajetória da FUCCAR engrandece seus integrantes, deixando marcas significativas na comunidade e valoriza Carazinho na região e no Estado.



Veja também