Ações do Outubro Rosa envolveram mais de 2 mil pessoas na região


Matérias do autor


3 de novembro de 2016

Tempo de Leitura: 3 minutos

Ações do Outubro Rosa envolveram mais de 2 mil pessoas na região


Pedal Rosa encerrou a campanha pela prevenção do câncer de mama. Nesta semana iniciaram as atividades do Novembro Azul, pela prevenção do câncer de próstata

Para encerrar a programação do Outubro Rosa deste ano em Passo Fundo, aconteceu no último domingo (30) a 1ª edição do Pedal Solidário Desenhando Sorrisos. Cerca de 100 ciclistas percorreram os 20 km que saiu da Praça da Mãe Preta com chegada ao Tropeiro Camponês, onde o oncologista clínico do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alvaro Machado, encerrou a atividade falando da importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de hábitos saudáveis, como atividade física, alimentação, peso adequado e não fumar, como forma de prevenção do câncer de mama e outros. O valor arrecadado com o pedal será revertido para ações de Natal do projeto Desenhando Sorrisos, grupo de voluntários que atua junto aos pacientes oncológicos em tratamento nas Instituições de Passo Fundo.

 

30-10-2016-pedal-desenhando-sorrisos-gledson-maffessoni-26

 

 

A campanha Outubro Rosa 2016, organizada pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Clínica Kozma e JR Comércio de Cimento contou com inúmeras atividades de conscientização para a prevenção do câncer de mama e diagnóstico precoce na região de Passo Fundo. Foram 19 palestras, cerca de 500 atendimentos na feira de saúde, 400 participantes do Happy Hour Rosa, e o envolvimento de mais de 100 participantes no Pink Fashion Day, Doe seu Cabelo e Pedal Rosa. Segundo o médico oncologista, idealizador da campanha, houve um crescimento significativo em relação aos outros anos. “Houve um envolvimento maior da sociedade. O recado do Outubro Rosa, que é mamografia para diagnóstico precoce do câncer de mama para todas as mulheres, a partir dos 40 anos de idade, foi dado. Foi amplo, foi intenso e os resultados vão se mostrar, assim como já se mostraram desde 2012 com o aumento de mamografias de 2 mil para 6 mil anuais. O objetivo, agora, é chegarmos aos 30 mil exames anuais”, destacou Machado.

 

Palestra na Bortolini Imóveis

Palestra na Bortolini Imóveis

 

De acordo com a enfermeira Pamela Mendes, uma das organizadoras da campanha, as ações em prol da prevenção do câncer de mama são realizadas há quatro anos. “O Outubro Rosa melhora a cada edição, estamos alcançando nosso objetivo que é o de conscientizar e educar a população que a detecção precoce, indispensável para a cura. É muito importante fazer exames regularmente e mudar hábitos. Isso nos deixa muito feliz”, comemora.

 

Feira de Saúde Outubro Rosa

Feira de Saúde Outubro Rosa

 

Valores arrecadados têm destino certo

Além de incentivar a população a se prevenir contra o câncer de mama, o dinheiro arrecadado com os eventos é revertido para os projetos da Liga Feminina de Combate ao Câncer que, atualmente atende 88 crianças e 82 mulheres com câncer de toda a região. Segundo a presidente da Liga, Neli Formigueri, a campanha foi marcada pela ampla mobilização da comunidade. “A grande procura pelas camisetas mostrou que existe uma vontade das pessoas de participar, de receber e transmitir informação”, afirma. Até o momento foram vendidas quase 750 camisetas, 150 a mais do que o ano passado. Conforme ela, nesta edição a Liga recebeu muitos convites para participar de eventos, palestras e entrevistas. “Isso mostra que a campanha foi um sucesso e que o objetivo dela está sendo alcançado, que é o de passar a informação sobre a prevenção do câncer de mama”.

 

Happy Hour Rosa

Happy Hour Rosa

 

Camisetas Outubro Rosa/Novembro Azul

As camisetas da campanha, criadas pela artista plástica Miriam Postal, ainda podem ser adquiridas por R$ 30,00 na sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer, localizada na Rua 10 de Abril, 205, no centro de Passo Fundo. O horário de atendimento vai das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045-4560 ou na fanpage da campanha.

 

Pink Fashon Day CTCAN

Pink Fashon Day CTCAN

 

Ações de conscientização continuam no Novembro Azul

Nesta terça-feira (01) iniciaram as atividades do Novembro Azul. Com o tema “De novembro a novembro azul – movimento permanente pela saúde integral do homem”, a campanha pretende conscientizar a população masculina para a importância da prevenção, principalmente do câncer de próstata. O CTCAN preparou uma programação de palestras sobre o tema. A neoplasia atinge mais de 60 mil homens no Brasil a cada ano, 6 mil deles somente no Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, a estimativa é que 130 casos de câncer de próstata sejam diagnosticados em 2016.

 

26-10-2016-palestra-farmacia-sao-joao-4

Palestra Farmácia São João

 



Veja também