Café marca o lançamento da 4ª edição do Danzpare Brasil


Matérias do autor


5 de julho de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Café marca o lançamento da 4ª edição do Danzpare Brasil


A 4ª edição do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares – Danzpare Brasil, foi lançada na manhã desta terça-feira (05), na sede da Baillar Centro de Danças. A escola é promotora do evento que nasceu em 2010 e reúne pares da América Latina e do restante do mundo para se apresentar com danças tradicionais de seus países. Neste ano, a programação acontece de sete a 18 de setembro em quatro cidades do estado do Rio Grande do Sul.

 

O festival terá duração de 12 dias e contará com shows, apresentações artísticas, exposições e oficinas gratuitas para a comunidade. Até o momento, 14 casais estão confirmados, vindos da Argentina, Costa Rica, Colômbia, Bolívia, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, além do Brasil.

 

Para marcar o início da contagem regressiva, os produtores culturais do Danzpare no Brasil, Mário e Raquel Pereira, receberam autoridades, imprensa, parceiros e patrocinadores para um café de lançamento. Durante a cerimônia, Raquel ressaltou a importância da realização do evento e a expectativa pela retomada do festival no formato presencial, após dois anos de pandemia. “Estamos saudosos por receber os bailarinos estrangeiros novamente em nosso país. Nesta edição manteremos na programação o que tem dado certo, mas também vamos oferecer ao público muitas novidades”, destacou.

 

A programação desta edição estará diretamente ligada ao IV Rodeio Artístico Internacional do Planalto Médio, que acontece no Parque da Roselândia. Contempla também shows públicos no Parque da Gare, no Bella Città Shopping, na Universidade de Passo Fundo, APAE, em CTGs parceiros, nas 72 escolas municipais de Passo Fundo, na rede pública e privada de ensino, além de um desfile aberto na Rua Morom. Além de Passo Fundo, o evento se estende para as cidades de Fortaleza dos Valos, que recebeu o festival na primeira edição em 2017 e, de forma inédita, em Cruz Alta e Pelotas.

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Evandro Meireles cumprimentou os produtores culturais pela iniciativa em trazer para o Brasil mais uma edição do festival. “O festival é um exemplo de que a cultura aproxima os povos, traz alegria à população e dissemina informações e tradições dos distintos países participantes. A Câmara de Vereadores é sempre parceira de iniciativas como esta, e, mais uma vez, estamos de portas abertas para apoiar e tornar o festival ainda maior”. Presente no evento, o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, destacou a importância do festival para a cultura da cidade. “O festival fortalece a família através da cultura, da dança, do levar o jeito de dançar a todos os cantos do Brasil e do mundo”, afirmou.

 

O Danzpare Brasil é realizado pela Baillar Centro de Danças, Folk International Group (Associação de Festivais Folclóricos da Costa Rica) e pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO. Conta com patrocínio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Bella Città Shopping Center, apoio Internacional da Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF), da Prefeitura de Passo Fundo, Fortaleza dos Valos e Cruz Alta, Rádio Planalto, SESC, APAE de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, 7ª Coordenadoria Regional de Educação, grupo de danças Chaleira Preta, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPEL (NUFOLK) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Pelotas.

 



Veja também