Cirurgias robóticas torácicas são realizadas pela primeira vez no interior do RS


Matérias do autor


8 de julho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Cirurgias robóticas torácicas são realizadas pela primeira vez no interior do RS


Médico francês acompanhou três procedimentos do robô Versius no HSVP de Passo Fundo

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo segue inovando na oferta de procedimentos robóticos, desta vez, com a realização das primeiras cirurgias da especialidade torácica no interior do Estado. Nesta semana, os médicos João Isidro Fracasso, Guilherme Macedo e Leonardo Priori conduziram o robô Versius em duas timectomias e uma segmentectomia pulmonar. O uso da plataforma foi acompanhado de perto pelo francês Dr. Patrick Bagan, um dos maiores cirurgiões torácicos do mundo.

Cirurgias robóticas inéditas da especialidade torácica aconteceram no interior do Estado

Dois pacientes passaram pela timectomia para ressecção do timo para o tratamento de uma doença chamada miastenia gravis, de origem autoimune e que compromete o sistema neuromuscular. Já o paciente da segmentectomia fez a operação para ressecar uma metástase de tumor de cólon. “O diferencial do uso da tecnologia robótica é que ela é minimamente invasiva e mais precisa, permite ao cirurgião uma maior exatidão dos movimentos e reduz as chances de lesões. Outros benefícios são: uma recuperação mais rápida, menor dor pós operatória e menos risco de infecção”, explicou o Dr. João Isidro.

A presença do Dr. Patrick Bagan, chefe de Cirurgia Torácica e Vascular do Hospital Center D’Argenteuil da França, representa um importante intercâmbio de conhecimento para os profissionais ligados à cirurgia robótica. Há quase dois anos, o especialista internacional cruza o mundo como preceptor da fabricante do Versius. O convite para prestigiar a estreia do robô na área torácica foi feito pela Instituição e pela CMR Surgical. “Eu vou adquirindo as informações mais importantes do uso da plataforma em cada país e depois sou capaz de compartilhar com os novos cirurgiões para que eles possam, a partir das experiências trazidas da Europa para o Brasil, aprimorar suas capacidades técnicas junto ao Versius”, contou o médico francês.

O diferencial do uso da tecnologia robótica é que ela é minimamente invasiva e mais precisa

“Essa  troca de conhecimento com o médico europeu é de extrema importância para nós, profissionais que começam a utilizar uma plataforma inovadora em uma especialidade ainda pouco explorada no Brasil. Então a presença do Dr. Bagan, com larga experiência em cirurgia robótica torácica, foi um suporte à nossa equipe que é muito bem treinada e está apta para guiar o robô do HSVP em vários outros procedimentos”, relatou o Dr. Guilherme Macedo. Até o momento, o Versius já fez procedimentos torácicos na Europa, Índia, Austrália e América Latina.

Téc. Enf. Ederson Oliveira, Enfª Andrea Lopes, Enf. Maicon Theisen, Dr. Patrick Bagan, Dr. João Isidro Fracasso, Dr. Guilherme Macedo, Téc. Enf. Daiane da Silva, Dr. Leonardo Priori, Dr. Carlos Morales, Téc. Enf. Graciela Mezzomo e Téc. Enf. Ederson Prates da Silva

Texto e fotos: Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP



Veja também