DIA DA BELEZA NA ONCOLOGIA DO HCC VAI ACONTECER UMA VEZ POR MÊS


Matérias do autor


31 de março de 2015

Tempo de Leitura: 2 minutos

DIA DA BELEZA NA ONCOLOGIA DO HCC VAI ACONTECER UMA VEZ POR MÊS


A sala onde os pacientes da Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho costumam passar o tempo recebendo a medicação, deu lugar a uma sala de beleza, cheia de mulheres lindas na tarde desta terça-feira (31).

Na semana da mulher, as voluntárias da Liga Feminina de Combate resolveram fazer uma atividade diferente para homenagear as guerreiras que lutam contra o câncer e decidiram promover um dia de beleza, em parceria com a marca de cosméticos Mary Kay. Mas a atividade deu tão certo, que o que era pra ser apenas uma atividade comemorativa ao Dia da Mulher tornou-se mais uma das ações da Liga. “As enfermeiras da oncologia observaram que as mulheres que participaram daquele dia continuaram vindo arrumadas. A gente achou que aquilo fez tão bem pra autoestima delas, que resolvemos instituir o Dia da Beleza”, explica a Presidente da Liga Jussara Biazus. A partir de agora, em todas as últimas terças-feiras do mês, representantes de marcas de cosméticos e maquiadores estarão por lá tomando conta das mulheres – já que neste dia os doutores não atendem a tarde e o espaço fica livre para a mulherada. “Se isso der certo a gente vai incrementar mais serviços como corte de cabelo e heiki, nada na área da saúde, tudo na área da beleza, cuidando da autoestima e investindo na mulher”, comenta Jussara.

Neste primeiro Dia de Beleza, as maquiagens ficaram a cargo do Boticário. As meninas passaram base, sombras, batons e até cremes hidratantes – tudo o que pudesse realçar a sua beleza. Zaira de Assis, uma das mulheres que participou pela primeira vez da atividade, está em tratamento contra um câncer de mama. “Eu sempre me cuidei, sempre tive muita vaidade, até desfilava no carnaval. Agora é totalmente diferente, além de não poder cuidar do corpo porque não posso fazer dieta, às vezes não consigo nem me arrumar”, conta. Ela descobriu o câncer em Dezembro e poucos dias antes da virada do ano perdeu todo o cabelo. “Logo comecei a usar uma peruca, que ganhei da minha mãe, pra eu poder ter uma vida normal, poder me aceitar”.

Durante a tarde de beleza Zaira provou outras perucas. Uma curtinha e outra com fios longos, franja e mexas, que acabou ganhando de presente da Liga. Ela inspirou a Cerenita, que nunca havia provado uma peruca, a tentar o novo visual, que foi aprovado por ela e todas na sala. “Na segunda semana de tratamento o meu cabelo começou a cair, um fiozinho aqui, depois maços no travesseiro e durante o banho também caia muito. Aí eu resolvi rapar, já que estava caindo tudo mesmo. Eu só usava lenço”, conta Cerenita, que mora no interior de Não-Me-Toque, em Linha Gramado. A Presidente da Liga, Jussara, brincou pedindo se ela teria coragem pra sair assim de lá e a resposta dela fez todas na sala ficarem ainda mais felizes: “Eu tenho coragem pra tudo!”.



Veja também