Espetáculo que já passou por turnê no Canadá integra a programação do Natal de Passo Fundo deste sábado


Matérias do autor


23 de dezembro de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

Espetáculo que já passou por turnê no Canadá integra a programação do Natal de Passo Fundo deste sábado


A programação deste sábado também conta com uma apresentação do Coro Resonare, às 17h e com um Espetáculo de dança da Petipa Escola da Dança, às 20h

O espetáculo Pedro e o Lobo é um concerto cênico, ou uma fábula musical, escrita e composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o intuito de familiarizar o público – crianças e adultos – com os instrumentos e sessões de uma orquestra. Ao longo de décadas, grandes nomes do teatro e cinema mundial foram narradoras e narradores da história que se tornou um clássico mundial, como David Bowie, Rita Lee e Sean Connery.

Em 2021, a Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP) convidou a artista carazinhense Nina Vogel para interpretar Pedro e o Lobo como atriz-narradora, encomendando a ela uma versão original da fábula clássica com teatro de animação contemporâneo, porém, numa versão solo, pois devido às restrições pandêmicas da época, não seria possível ter mais atrizes e atores no palco.

Para conseguir realizar sozinha uma peça que normalmente exige o trabalho de uma companhia teatral inteira, Nina partiu do conceito de que todas as personagens da peça compartilham o mesmo espaço cênico – a floresta musical – representada na forma de um figurino estendido, que também é cenário e palco. “Esse figurino, cujo corpo é formado por peças de violino desenhadas, esculpidas e confeccionadas sob medida para o espetáculo, pelos irmãos luthiers Rogério e Fernando Fagundes, ganham vida durante o espetáculo”, conta a artista. Seu vestido possui grandes bolsos ocultos de onde também saem alguns personagens da fábula. A concepção, design, criação e execução deste “vestível” são assinados pela artista Nina Vogel.

Foto: Roberta Figue

A estreia aconteceu em novembro de 2021, após o fim da quarentena, marcando o retorno das atividades ao vivo na Sala São Paulo – a maior Sala de Concertos da América Latina – onde se apresentou com os músicos da Orquestra Sinfônica de São Paulo, juntamente com os da Academia OSESP, sob a direção do Maestro Wagner Polistchuk.

 Em outubro de 2022, a versão solo de Nina, apresentada como Nina Vogel’s Peter and the Wolf, fez uma turnê pelo Canadá, a convite do Theatre Direct, Aluna Theatre e também do FirstOntario PAC, passando por Toronto e Niagara Falls, acompanhada pelo Euphonia Ensemble, formado por 12 músicos virtuosos de Toronto, sob a regência do Maestro Iraniano Maziar Heidari.

A artista, que está de volta à sua cidade natal, Carazinho/RS, após ter morado em São Paulo por quase duas décadas, apresenta sua criação na programação do Natal Sonho e Luz de Passo Fundo, acompanhada por uma Orquestra de Câmara formada por seis músicos de Porto Alegre. A apresentação acontece na Praça da Cuia, no dia 23 de dezembro, às 18h30, com o patrocínio de Kin Master. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Teatro Municipal Múcio de Castro.

A apresentação é o primeiro passo de uma série de novos projetos que a artista vem planejando para serem executados na região. 

Se você ficou interessado em conferir mais sobre esse espetáculo e seu processo de criação, assista ao mini documentário, produzido pela FRONTERA Filmes: https://www.youtube.com/watch?v=z9HFcNFTjW0 

Sobre a artista
Nina Vogel é uma multiartista internacional premiada, conhecida por sua capacidade única de criar e apresentar solos autorais que transcendem as fronteiras das linguagens artísticas. Com sua criatividade sem limites, manifestada em suas performances de teatro visual e de animação contemporâneo, a artista também conhecida como “poeta do invisível”, transforma suas inspirações em universos fantásticos. É atriz, com formação em teatro na Escola Superior de Artes Célia Helena em 2012, destaque na estreia mundial da Cantata Cênica para Coro e Orquestra Fernão Capelo Gaivota em 2022;  Diretora de Cena e Arte, que recebeu a prestigiosa Bolsa Lisa Simon do Art Institute do O’Neill Theatre Center nos E.U.A. em 2021, reconhecimento de seu trabalho inovador no campo do teatro de animação, tendo comandado mais de 30 espetáculos de teatro Lambe-Lambe (curtas formas em miniatura) entre 2021 e 2022, dos Estados Unidos e do Canadá.

Acompanhe os novos projetos da artista pelo site da artista www.ninavogelart.com e no instagram @ninavogelart. 



Veja também