NHOQUE DA FORTUNA – Está de volta o evento queridinho da sociedade!


Matérias do autor


18 de abril de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

NHOQUE DA FORTUNA – Está de volta o evento queridinho da sociedade!


O evento vai acontecer no dia 27 de abril, no Macalé, em Carazinho, e vai marcar a comemoração dos 29 anos da Revista Contato VIP

O primeiro Nhoque da Fortuna realizado pela Revista Contato VIP, em parceria com o colunista Luciano Baumgardt e a cheff Evani Lemos, foi realizado em abril de 2006, no Restaurante La Maison, do Hotel Plaza Sul e teve renda destinada ao Asilo São Vicente de Paulo. Desde então, durante 8 anos consecutivos, se repetiu, sempre nos dias 29, se tornando o mais badalado evento da gastronomia local.

Confraternização, solidariedade e boa gastronomia. A receita tinha mesmo que dar certo! O Nhoque da Fortuna foi compromisso certo para os apreciadores da boa mesa, reunindo durante esses anos, mais de 6 mil e quinhentas pessoas que consumiram aproximadamente dois mil quilos da famosa massa, e beneficiando aproximadamente 50 entidades.

Neste ano, queremos relembrar o Nhoque da Fortuna e comemorar o nosso aniversário de 29 anos! Para isso, realizaremos uma edição especial, no Macalé Eventos, em Carazinho, no dia 27 de abril, às 20h. Os convites são limitados e podem ser adquiridos através do telefone: (54) 98423-1668.

Por que Nhoque da Fortuna?
Conta a lenda que em tempos remotos, certo dia 29, na Itália, um andarilho faminto bateu à porta de um casebre na expectativa de um prato de comida. A família era grande e tinha pouco alimento, mas apesar disso não se negou em dividir o nhoque com o andarilho, São Genaro. Repartiram então a abençoada refeição, cabendo apenas sete pedacinhos a cada um. Após saborear a deliciosa massa, São Genaro, satisfeito, agradeceu e partiu. Quando foram recolher os pratos descobriram que embaixo de cada um havia moedas de ouro.

O Nhoque
Na Itália, chamaram-no primeiramente de macarrão. Na Idade Média, porém já era conhecido com o nome atual. Em português, escreve-se nhoque. Em italiano, grafa-se gnocchi. O sociólogo paulista Gabriel Bolaffi, no livro A Saga da Comida, lançado em 2000, diz significar  “algo como  pelota, isto é, uma pelotinha de farinha amassada com água, mudando conforme os ingredientes da massa e do molho, a nhoque começou a ser elaborado com várias farinhas. Sobretudo de trigo, arroz e inclusive com miolo de pão. Misturadas com água, temperadas com sal e cozidas, propiciaram alimentos substanciosos. No passado, o nhoque era uma preparação característica das cozinhas do norte e centro da Itália, depois caiu em domínio nacional.

 



Veja também