Prefeitura de Passo Fundo oferece oficinas para a terceira idade


Matérias do autor


31 de maio de 2016

Tempo de Leitura: 2 minutos

Prefeitura de Passo Fundo oferece oficinas para a terceira idade


A iniciativa ajuda a tirar o idoso de sua zona de conforto e integrá-lo à sociedade

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso – COMAI, vinculada à Prefeitura de Passo Fundo, além de organizar grupos de convivência para idosos também oferece diversas oficinas. Essas oficinas têm o objetivo de tirar o idoso de sua zona de conforto, integrá-lo à sociedade e mostrar a sua importância.

Uma das oficinas é a de Artesanato, que acontece nos turnos da tarde nas segundas, terças e quintas e, no turno da manhã, na quarta-feira. A atual coordenadora da COMAI, Cândida Bertoncello, destaca o trabalho realizado. “Nessa oficina as idosas trabalham com material reciclado, tricô, crochê, colagem, pintura e costura. As participantes preparam todas as doações de presentes e mimos que oferecemos para a sociedade. E também tem idosas que estão vendendo alguns objetos confeccionados”, destacou Cândida.

Os idosos também podem participar de oficinas de dança, uma para casais, que é o Grupo Tradicionalista Gaúcho – GTG, e uma para mulheres, que é o Grupo de Dança das Mulheres. As duas oficinas acontecem no turno da manhã. O GTG nas segundas-feiras e quartas-feiras e as aulas de Dança das Mulheres nas terças-feiras e quintas-feiras. “Eles vêm aqui de manhã e de tarde, participam dos grupos, é um jeito de arrumar uma atividade para fazer. Para eles o grupo e é como se fosse uma segunda família”, declara a professora das oficinas, Kassiely Ferreira Soares.

Kassiely também ministra a oficina de alongamento que acontece toda sexta-feira, no turno da manhã. Ela observa que essa oficina é de grande importância, pois o alongamento também serve como reforço muscular, além de melhorar a autoestima. Para participar das oficinas de dança e alongamento o idoso precisa apresentar um atestado médico dizendo que está apto a fazer atividade física.

Já na oficina de música é possível realizar aulas de canto e coral, de banda marcial além das aulas de violão, teclado e flauta doce. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, no turno matutino e vespertino na sede da COMAI.

Para Ângela Savicki, professora de música, a oficina possibilita ao idoso um momento de aprendizagem e descontração “Como as aulas são todas em grupos, acaba facilitando a aprendizagem deles e muitas vezes isso acontece em meio a muita diversão”, contou.

 

I2016-05-30_16-39-38_339528

 

Todos os dias da semana no período da tarde acontecem as oficinas de alfabetização, de línguas estrangeiras e de literatura. “Na oficina de alfabetização, que acontece na segunda e quinta-feira, a gente procura trabalhar mais com matérias como o português e a matemática”, afirmou a professora Joseane Muller.

A COMAI oferece ainda aulas de italiano, inglês e espanhol às terças e quartas-feiras. As atividades desenvolvidas pelas turmas de literatura, de acordo com Joseane, têm um caráter mais reflexivo, que instiga os alunos a exporem o seu ponto de vista. “Já faz oito anos que eu participo da oficina de literatura e é maravilhoso, pois eu sempre gostei de escrever e as aulas me ajudaram a colocar as ideias no papel”, declarou a sorridente Elda Teresinha Priotto, de 70 anos.

As inscrições para a oficina estão abertas à comunidade, basta comparecer na COMAI portando a carteira de identidade, foto 3×4, comprovante de residência e, se o interesse for as oficinas de dança e alongamento, o idoso deve apresentar um atestado médico dizendo que está apto a fazer atividade física. O único diferencial está na oficina de alfabetização e línguas estrangeiras, que abrem as inscrições apenas no início de cada ano.

Para mais informações você pode entrar em contato com a COMAI pelo telefone: (54) 3312 – 9366.



Veja também