Revezamento da Tocha Olímpica em Passo Fundo é neste domingo


Matérias do autor


1 de julho de 2016

Tempo de Leitura: 2 minutos

Revezamento da Tocha Olímpica em Passo Fundo é neste domingo


O trajeto de 7,5 quilômetros culminará com uma grande celebração no Parque da Gare

O símbolo dos Jogos Olímpicos chegará a Passo Fundo no próximo domingo (3). O revezamento da Tocha Olímpica contará com 36 condutores, tendo como ponto de partida o Largo da Literatura, na Avenida Brasil. Entre os passo-fundenses que terão a oportunidade de conduzir a tocha estão o campeão Olímpico de voleibol, Gustavo Endres, o tenista Marcos Daniel, que participou da Olimpíada de Pequim em 2008, e o piloto de Stock Car, Cláudio Ricci.

O trajeto de 7,5 quilômetros culminará com uma grande celebração no Parque da Gare, onde haverá apresentações musicais e ações promocionais dos patrocinadores da Olimpíada. “Temos a honra e a responsabilidade de mostrar para o mundo como Passo Fundo acolhe as pessoas. É um momento histórico de valorização do esporte e dos Jogos Olímpicos”, afirmou o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver.

 

Revezamento

Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participam do revezamento da Tocha Rio 2016. Elas têm a missão de conduzir a chama Olímpica pelo Brasil, envolvendo todo país no clima dos Jogos.

Na rota, estão mais de 300 cidades e os 27 estados do país. Um total de 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas em trechos. Cada condutor leva a chama por cerca de 200 metros – o que é passado no revezamento é a chama Olímpica, acesa na Grécia, e não a tocha. A parada final da chama é a cerimônia de abertura, no Maracanã, onde a pira Olímpica é acesa, dando início aos Jogos que ocorrem no dia 5 de agosto.

 

História

Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” – espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.

Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sededos Jogos que nesta edição ocorre pela primeira vez no Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

 

Ruas do percurso em Passo Fundo:
Av. Brasil – Largo da Literatura (início do revezamento)
Rua Teixeira Soares
Rua Uruguai
Rua Capitão Araújo
Av. Brasil
Rua Gen. Neto
Rua Independência
Rua Fagundes dos Reis
Rua Gen. Canabarro
Rua Francisco Alves
Av. Presidente Vargas
Rua Cap. Eleutério
Rua Gen. Osório
Final: Rua Minas Gerais – Celebração final será executada no Parque da Gare.

Programação:
Início das atividades no Parque da Gare
16h Caminhão Palco – Rio 2016
Atrações Locais:
16h Grupo de Coral – Madrigal e Coral infantil Municipal
17h Banda Roudini e Os Impostores
18h30min Osvaldir e Carlos Magrão
19h30min às 20h20min – Ações promocionais dos Patrocinadores (Coca-Cola, Nissan e Bradesco)
20h20min – Início do Protocolo da Celebração
20h30min – Chegada da Chama Olímpica
21h – Encerramento
19h15min Previsão de Chegada da Tocha Olímpica em Passo Fundo

(Esta programação foi enviada pela Comissão Organizadora Rio 2016)



Veja também