SERFO vai instalar Albergue Municipal em Carazinho


Matérias do autor


12 de agosto de 2015

Tempo de Leitura: 3 minutos

SERFO vai instalar Albergue Municipal em Carazinho


O cenário de desigualdade social, carência afetiva e material faz parte da realidade de todos os municípios brasileiros. Carazinho não foge a regra e tem inúmeras pessoas que precisam de uma chance, de um acolhimento para poderem voltar a fazer parte da sociedade, com seus direitos sociais e fundamentais garantidos.

A SERFO – Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion, instituição beneficente espírita, sem fins lucrativos, criou o Projeto Amor e Esperança para restabelecer o Albergue Municipal, para que ele possa servir como um espaço de ressocialização para todos aqueles que precisarem. A Presidente do Conselho Deliberativo da SERFO, Yáscara Janaína Martins, explica que o propósito da ação social é possibilitar ao cidadão carazinhense que precise de apoio e segurança um novo projeto de vida, mesmo que de forma transitória. “Esta ação foca-se na reinserção social, familiar e comunitária, garantindo a alimentação imediata, saúde, autoconfiança e amor-próprio. É possível imaginar a ampliação do exercício dos direitos sociais, colaborando-se decisivamente para que Carazinho venha a alcançar um dos seus objetivos fundamentais que é o de instalar uma sociedade livre, justa e solidária”, destaca.

A princípio a SERFO pretendia utilizar um espaço na sua própria sede social, pois o importante seria começar o Projeto e depois com o tempo se estabelecer, mas recentemente o fundador da Instituição foi chamado no Gabinete do Sr. Prefeito Municipal, que colocou a disposição as instalações do antigo Albergue Municipal, que fica na Rua Vera Cruz, no Bairro Princesa, desativado há muitos anos. O local precisa de algumas reformas, mas, segundo Yáscara, é perfeito para o que se pretende realizar. Como o espaço será cedido, o Poder Executivo deve encaminhar o Projeto de Lei à Câmara Municipal que será responsável por aprovar ou não a ocupação do imóvel para o projeto. “O Executivo Municipal, assim como a SERFO, entende que, se continuarmos a tratar o morador de rua, o desempregado e as pessoas desprovidas pela sorte, como bandidos, eles agirão como bandidos. Quando tratados com acolhimento e respeito, eles respondem a altura. É assim que a SERFO opera nos outros quatro Projetos Sociais que administra”, salienta a Presidente.

 

11888563_868781433202734_1803469987057002814_o

 

O Projeto Amor e Esperança vai contribuir com a sociedade carazinhense no que se refere ao acolhimento em todos os aspectos, mesmo que de forma temporária, dos moradores de rua, pessoas e famílias desprotegidas pelas questões climáticas ou ainda mulheres vítimas da violência familiar que necessitem de um espaço transitório ou temporário para se abrigar em segurança com seus filhos menores. Através dessa ação social, a SERFO está atendendo uma antiga reivindicação social que é a reativação ou instalação de um albergue no município de Carazinho. “Inúmeras foram as vezes que as autoridades públicas sentiram a necessidade desse espaço, faltando apenas alguém que sanasse essa lacuna e a SERFO está disposta a assumir mais essa tarefa social”, comenta.

Uma das metodologias a serem aplicadas pela SERFO para a reinserção social é o incentivo ao ensino regular e aos estudos. Eles vão auxiliar no encaminhamento de matrículas em cursos profissionalizantes e de reciclagem, que serão ofertados pela SERFO, através de convênios firmados com as Entidades de Classe, Poderes Públicos Legislativo e Executivo, Judiciário, Ministério Público – Promotoria Pública, Universidades, SESC, SENAC, SENAI SEST e comunidade em geral, sempre privilegiando os conhecimentos empíricos a cada um dos assistidos acolhidos pelo Projeto Amor e Esperança. “A SERFO acredita que essas atividades de capacitação contribuem para a integração futura no mercado formal de trabalho. Para isso, criaremos um Programa de Egressos, proporcionando a entrada efetiva desses assistidos, no mercado de trabalho, mesmo que a princípio de forma modesta”, conta a Presidente.

O projeto já está formatado e em andamento. Os próprios voluntários da instituição estão ajudando com a doação de mobiliário, utensílios, roupas de cama, mesa e banho, entre outras. Mas o que a entidade mais precisa no momento é do engajamento da comunidade e do apoio daqueles que possam contribuir, tanto dos Poderes Públicos e Jurídicos, quanto por parte do Comércio, Indústria, Imprensa, Universidades, Profissionais Liberais, além das mais diversas Ordens, Conselhos, Associações, Sindicatos, Autarquias, Instituições Financeiras nacionais e estrangeiras, além de toda a comunidade. “Esperamos não continuar caminhando sozinhos, como sempre ocorreu na execução de nossas ações sociais. Está passando da hora de Carazinho perceber que existe a SERFO e seus Projetos Sociais com resultados efetivos e surpreendentes, indo muito além daqueles que muitas vezes consomem somas estrondosas e em contrapartida, nada apresentam de resultados convincentes”, finaliza a Presidente.



Veja também