DANIEL FERRETTO – Mais Matemática


Matérias do autor


15 de outubro de 2015

Tempo de Leitura: 4 minutos

DANIEL FERRETTO – Mais Matemática


Para homenagear o Dia do Professor (15 de outubro), contamos a história de Daniel Ferreto que, para não deixar de lecionar, criou um canal no youtube e está ajudando muitos alunos a aprenderem matemática de uma forma simples.

Apaixonado pela profissão, Daniel Ferretto (40) largou a faculdade de Engenharia de Controle e Automação para se tornar professor. Natural de Carazinho, ele é formado em Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente reside em Passo Fundo e trabalha na Polícia Federal, mas para não deixar de lado a carreira de professor, ele decidiu inovar e continuar educando as pessoas de uma forma acessível, moderna e gratuita. Em abril de 2014 foi criado o canal Mais Matemática no youtube, onde semanalmente Daniel posta três videoaulas. Devido a sua experiência em salas de aulas, as suas estratégias de ensino são elogiadas por todos os alunos que estudam com os seus vídeos. Atualmente o canal possui em torno de 145 mil inscritos e mais de 7 milhões de visualizações.

 

Confira um dos vídeos de Daniel:

 

Como e quando decidiu seguir a carreira de professor?
Foi na época em que cursava Engenharia de Controle e Automação na UFSC. Eu estava no 4° semestre do curso e fiquei sabendo de um cursinho pré-vestibular da UFSC que estava contratando professores de diversas disciplinas. Como os professores deste cursinho eram os próprios alunos da universidade, eu resolvi fazer o teste como professor de matemática, que era a disciplina que eu mais gostava. Fui bem e acabei entrando para a equipe de professores. Lembro que passava os dias aguardando o momento de entrar novamente na sala de aula e lecionar. Seis meses depois decidi abandonar o curso de engenharia e fazer vestibular para matemática. Acabei optando pela carreira de docente e aí tudo começou.

 

O que é mais apaixonante nesta carreira?
Ser professor é saber que precisas estudar continuamente, sempre progredir. Quem gosta de estudar, de estar sempre envolvido com livros e pesquisas, talvez seja um indício de que seu futuro seja de muita felicidade e realização caso opte pela carreira de professor. Por outro lado, é muito legal ter o feedback dos alunos, saber o quanto o professor é importante e transformador em suas vidas. Acredito que esse contato com os alunos e a possibilidade de ser um exemplo para eles também seja fundamental para que possamos nos apaixonar por essa carreira.

 

Em que momento surgiu à ideia de criar um canal de videoaula?
Em 2009 eu lecionava em um curso pré-vestibular em Santa Catarina, onde dava aulas semanais nas cidades de Criciúma, Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Joinville. Chegava a dar 60 aulas semanais. Estava muito cansado e pensava em como eu poderia mudar aquele quadro. Decidi pelos concursos públicos, então larguei tudo e fui morar com a minha mãe em Passo Fundo e comecei a estudar para a Polícia Federal. Após muito estudo, no ano de 2012 fui aprovado. Numa noite de 2014 quando estava em uma missão de 60 dias no estado de Rondônia, encontrei aulas de diversas disciplinas no youtube. Foi aí que surgiu a ideia de criar um canal de matemática voltado aos alunos do ensino médio, ensino superior e concursos públicos. Foi uma forma de não abandonar a minha área de formação, meus estudos e, de quebra, ajudar muitos alunos, já que as aulas são totalmente gratuitas.

 

Como são produzidas e com que frequência são postadas essas videoaulas?
As videoaulas são produzidas de acordo com a sequência de estudos que é apresentada aos alunos nas escolas e universidades. Para isso utilizo uma mesa digitalizadora e uma câmera fotográfica de boa qualidade para filmar os meus vídeos. Estive dois meses sem postar aulas por conta do nascimento de minha filha Maria Luísa e pela mudança de cidade, de Chapecó para Passo Fundo. Mas hoje, duas a três aulas são postadas semanalmente.

 

Os alunos elogiam muito a sua forma de ensinar. Quais são as suas estratégias de ensino?
Busco sempre pensar nas dificuldades que os alunos têm em determinado assunto. Foram anos de experiência adquirida nas salas de aula, lecionando para vestibulandos. Tudo ajudou para que hoje, ao preparar uma aula, eu já saiba em qual momento o aluno terá maior dificuldade.

 

A que você credita o sucesso desta nova forma de educar?
Olha, apesar de ser um canal totalmente gratuito no qual o aluno encontra diversas aulas para a sua preparação e estudos, o meu comprometimento com a qualidade, não só das aulas, mas também do conteúdo que é transmitido, é total. Acredito que os alunos percebem isso e acabam gostando muito da maneira que eu ensino.

 

Matemática é considerada por muitos uma disciplina difícil, qual é a sua dica para que os alunos consigam entender?
Realmente, a matemática é uma disciplina que muitos alunos têm dificuldade. E essa dificuldade não é exclusiva de nossos alunos aqui do Brasil. Mas eu acredito que ela possa ser superada quando o aluno realmente busca compreender os conceitos e operações. Deixar um pouco de lado a parte mecânica da matemática e buscar, com calma, realmente aprender. A dica é sempre comece pelo básico, e não ter receio ou vergonha de recomeçar com operações elementares, pois é aí que muitas vezes falta o conhecimento daquele que tem dificuldade e aversão a esta disciplina.

 

Qual é o seu conselho para os jovens que sonham em serem professores?
O meu conselho é que não parem de estudar e de se especializar. Façam a graduação, sigam para o mestrado e depois para o doutorado. Sei que muitos não têm condições de seguir nos estudos, mas quanto mais longe o aluno for, mais as portas irão se abrir para um bom emprego como professor. Infelizmente os salários não são os melhores nas instituições particulares, mas na rede federal das universidades, sendo concursado, há bons salários.

 



Veja também