Dra. Alexandra Nunes – A dermatologia como aliada das mulheres


Matérias do autor


30 de abril de 2020

Tempo de Leitura: 4 minutos

Dra. Alexandra Nunes – A dermatologia como aliada das mulheres


A dermatologista estampou a capa da nossa última edição de Medicina e Saúde. Ela fala sobre a satisfação de transformar a qualidade de vida de seus pacientes através da sua profissão e evidencia a dermatologia como uma aliada da autoestima feminina. Confira também na edição online!

A vontade de ser médica sempre foi algo muito natural para Alexandra. “Para ser um médico é preciso ter a vontade de cuidar das pessoas e da saúde. Por isso,  dedico o meu tempo para trazer bem-estar e conforto às pessoas”, diz. Ela teve em sua vida a influência positiva de seu padrinho, o cirurgião plástico Waldecir Canzi, que a inspirou através da sua responsabilidade e comprometimento com o seu trabalho.

Ela formou-se em Medicina pela Universidade de Passo Fundo e escolheu a dermatologia como sua especialidade, pois nela pode atuar dentro das áreas clínica, estética e cirúrgica. Sua residência foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e hoje a médica tem seu consultório fixado em Passo Fundo, mas também atua nas cidades de Não-Me-Toque e Ibirubá.

Alexandra também se preocupa com a qualidade da formação dos novos médicos, o que a levou a entrar para a docência no curso de Medicina, sendo hoje professora da IMED nas disciplinas de Clínica Médica e de Dermatologia. “A minha maior preocupação como professora é formá-los como médicos que tenham a noção de um todo, principalmente ter inteligência emocional na hora de se comunicar com o paciente. O médico precisa saber se colocar no lugar do outro”, enfatiza. Em aperfeiçoamento constante, ela iniciou nesse ano o mestrado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

A sua principal motivação para trabalhar na área da saúde é a vontade de cuidar do próximo. “Sempre fui muito curiosa e tive vontade de estudar. Por isso acredito que a minha maior motivação é poder usar a minha curiosidade para trazer o bem para os meus pacientes, através do conhecimento adquirido e do estudo de cada caso”, comenta.

A dermatologia se preocupa com doenças importantes, que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas, como a psoríase. “Pessoas que sofrem com essas condições enfrentam ainda muito preconceito da sociedade, que por uma desinformação acreditam que são doenças contagiosas. Isso abala muito a autoestima e o dia a dia desses pacientes, por isso, ao fazer o tratamento efetivo dessas condições, o paciente consegue ter uma vida melhor. Fico muito satisfeita ao ouvir o feedback deles ao dizerem que agora conseguem usar uma saia, ir a praia, enfim, ter uma vida normal. Isso quer dizer que estou no caminho certo com a minha profissão.”.

Outro foco da dermatologia é o resgate da autoestima, principalmente das mulheres modernas, que se dedicam muito ao trabalho e têm uma rotina agitada. “Com tantas atividades para fazer, acredito que a mulher acaba deixando os seus cuidados um pouquinho de lado. Por isso, sempre que recebo uma mulher em meu consultório tentamos adaptar seus hábitos e procurar procedimentos que possam ajuda-la a ter uma pele melhor, a driblar o envelhecimento ou outros aspectos que a incomodem. Fico muito feliz em poder promover o rejuvenescimento facial, por exemplo, através de procedimentos estéticos, como preenchimentos com ácido hialurônico e ver que isso teve um impacto positivo na vida dela. Saber que depois da minha intervenção ela se olha no espelho, se sente melhor e se sente bela é muito gratificante! Às vezes são pequenas imperfeições, mas que tem um impacto muito grande no dia a dia daquela mulher e que podemos corrigir”, comenta.

De mulher para mulher:
6 dicas simples de cuidados com a pele para colocar em prática no seu dia a dia

1 – Conheça sua pele
A primeira dica de Alexandra é que as mulheres saibam qual é o seu tipo de pele: se é oleosa, seca ou mista. Segundo ela é preciso se conhecer primeiro, para então buscar os produtos e procedimentos necessários.

2 – Use protetor solar
Todos os dias, depois de lavar o rosto, o protetor solar deve ser aplicado na pele. Além de proteger contra os raios UV, muitas fórmulas hoje contém diversos ativos como antioxidantes que também previnem o envelhecimento e estimulam o colágeno.

3 – Remova a maquiagem antes de dormir
O hábito de dormir com a maquiagem no rosto acelera o envelhecimento, entope os poros e também pode favorecer o aparecimento de espinhas! Por isso, por mais cansativo que o seu dia tenha sido, reserve um tempinho para remover a maquiagem antes de dormir.

4 – Mantenha sua pele hidratada
Sempre depois do banho procure passar um creme hidratante em todo o seu corpo. Segundo Alexandra, esse hábito é uma forma de carinho que você deve ter por você todos os dias.

5 – Previna-se
A dica aqui é começar a cuidar de você hoje! “Não espere os prejuízos do envelhecimento aparecerem para procurar pelos procedimentos. Sabemos que a produção do colágeno começa a diminuir a partir dos 30 anos, por isso, desde cedo podemos começar a cuidar da nossa pele com procedimentos e hábitos que reduzem o envelhecimento. Muitas mulheres jovens têm procurado pelos bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado, radiofrequência microagulhada, toxina botulínica, que atuam de forma preventiva”, alerta.

6 – Se olhe com carinho
A mulher corre muito em seu dia a dia e se doa para cuidar da casa, da família, do trabalho. Porém, muitas vezes acaba faltando o cuidado com ela mesma. “Nós precisamos ‘nos gostar’, e ter um olhar mais carinhoso com nós mesmas. Precisamos parar e pensar ‘agora é a minha vez, eu mereço e vou cuidar de mim!’. Temos tantas coisas boas que podemos fazer por nós mesmas hoje em dia!”, destaca Alexandra.

 

Dra. Alexandra Brugnera Nunes de Mattos
CREMERS 40027
RQE 34848

Facebook – Dra Alexandra Nunes – Dermatologista
Instagram: @dermatoalexandra
Site: www.alexandranunes.com.br

Passo Fundo:
Rua Capitão Araújo, 297 sala 703 Edifício Vértice
Passo Fundo/ RS
(54)3622-5206
(54)99946-4453

Não-Me-Toque:
Hospital Santa Júlia Billiart
(54)3320-0100

Ibirubá:
Clínica CIEMP
(54)3199-0090



Veja também