Encontro Regional da Comissão da Mulher Advogada da OAB apresenta demandas das advogadas da região do Planalto em Passo Fundo


Matérias do autor


26 de julho de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

Encontro Regional da Comissão da Mulher Advogada da OAB apresenta demandas das advogadas da região do Planalto em Passo Fundo


Ao longo do primeiro semestre de 2023, a OAB do Rio Grande do Sul vem realizando em todo o Estado encontros regionais da Comissão da Mulher Advogada – CMA, com o objetivo de ouvir as demandas das advogadas gaúchas. O encontro já passou por regiões como Litoral, Serra, Costa Doce, Missões e Fronteira, sendo que nesta terça-feira, 25 de julho, foi a vez da região do Planalto. O evento aconteceu no salão de atos da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, tendo como anfitriã e organizadora a subseção da OAB de Passo Fundo.

As advogadas da região marcaram presença no evento, vindas das cidades de Getúlio Vargas, Ibirubá, Marau, Não-Me-Toque, Sananduva, Soledade, Carazinho e Passo Fundo. Elas puderam ouvir e conversar diretamente com o Presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, com a presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Márcia Schwantes, com a vice-presidente da comissão Estadual da Mulher, Maximília Silva de Paula, e com a Vice-presidente responsável pelo interior CMA Estadual, Ana Maria Brongar de Castro.

A advogada Maiaja Franken de Freitas, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Passo Fundo, foi uma das organizadoras do evento e agradeceu a vinda de tantas colegas para o encontro. Segundo ela, o trabalho de ordem é contínuo e precisa do engajamento de todos para que mudanças aconteçam. “Quando nós falamos em mulheres, não temos um único tipo de mulher. Cada uma de nós vai ter as suas demandas e queremos saber quais são as demandas para a advocacia. Precisamos discutir isso, porque nós, enquanto mulheres de ordem, fazemos um trabalho em prol da classe, em prol da cidadania e da democracia”, disse.

Durante o evento, além de conhecer as ações do PAMA – Programa de Apoio à Mulher Advogada, apresentadas pela Presidente da CMA Estadual, as participantes também puderam comunicar suas demandas sobre a profissão, que foram acolhidas pelo presidente da OAB/RS, entre elas a colocação de fraldários nas subseções da OAB pelo Estado. 

O Presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou que atos simbólicos, como os feitos durante datas comemorativas como o dia 8 de março são importantes, mas que precisam ser seguidos de ações concretas que possam transformar a realidade das pessoas, como no caso das mulheres advogadas que buscam por mais respeito e igualdade no desempenho da sua profissão. “O PAMA nasceu com esse objetivo, de trazer ações efetivas, como a ouvidoria especial da mulher advogada, o observatório de violência contra mulher advogada, que vai mapear no Estado do Rio Grande do Sul regiões e instituições que cometam violência contra mulher advogada para que possamos agir em relação a essas entidades; nós criamos em Porto Alegre a sala de acolhimento Pérola que também foi uma iniciativa inédita, inovadora e importante que já está funcionando… mas também não queremos parar por aí, temos que pensar para o ano que vem uma ampliação do PAMA, com outras ações concretas para que possamos fazer a diferença na vida das mulheres advogadas gaúchas e para que possamos fazer com que essa luta de igualdade, de respeito se transforme a partir dessas ações numa diminuição do preconceito, com maior respeito e maior igualdade”, destacou. 

Ainda, durante o evento, foi lançado o livro Gênero e Diversidade Sexual – Direitos humanos e saúde integral em foco – organizado pelas doutoras Josiane Petry Faria, Maíra Angélica Dal Conte Tonial e Alice Benvegnú. De acordo com Maira, o livro é fruto de uma das etapas do projeto do Balcão do Trabalhador e do Projur Mulher e Diversidade e sua publicação foi possibilitada através de um financiamento público, contando com o trabalho coletivos de muitas autoras e autores que colaboraram para a realização da obra. 

Conforme a presidente da CMA Estadual, Márcia Schwantes, os encontros vão contribuir para a realização da Conferência Estadual da CMA, que será realizada em agosto. “Precisamos conhecer os problemas enfrentados pelas nossas colegas para, então, poder trabalhar essas mazelas na Conferência, que será realizada em Porto Alegre”, afirmou.

Confira mais fotos do evento:



Veja também