Grupo de Socorristas Voluntários Anjos da Vida retoma o seu trabalho na região


Matérias do autor


17 de julho de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

Grupo de Socorristas Voluntários Anjos da Vida retoma o seu trabalho na região


Além de doarem seu tempo, conhecimento e dedicação, os voluntários do grupo estavam desgastados por não terem mais apoio para manter seu trabalho ativo. Faltava dinheiro até para abastecer a ambulância – e, assim, o grupo parou. Pouco mais de um ano se passou sem que pudéssemos contar com a ajuda dos Socorristas Voluntários, grupo que auxilia os Bombeiros, a Brigada PRF e o SAMU durante os finais de semana, quando a demanda por socorro é maior, principalmente nas estradas da região.

Porém, a vontade dos voluntários em ajudar falou mais alto e, no mês de julho, o grupo retomou as suas atividades com uma ambulância tipo C, própria para resgate. O atual Presidente do grupo, André Alvarenga, que é natural de Chapada, onde também trabalha no SAMU, tomou a frente das ações e tem dedicado seu tempo livre para ir atrás de recursos para que o grupo tenha como se manter, conversando com autoridades da região, secretarias de saúde e, também, com empresas e empresários, para solicitar qualquer tipo de ajuda que possam contribuir. “Não estipulamos nada para ninguém, aceitamos a ajuda de quem tiver para nos ajudar. Já conseguimos internet, disel, lanches para o pessoal que fica de plantão, entre outros recursos que tem nos ajudado muito na compra de matérias de resgate. Toda a ajuda é bem-vinda”, destaca André.

O grupo tem a sua sede na cidade de Carazinho, em um espaço cedido pela Prefeitura no antigo Hospital Operária, mas está a postos para atender toda a região, como Sarandi, Não-Me-Toque, Coqueiros, Almirante Tamandaré, Saldanha Marinho… “Chego na base às 19h da sexta-feira e aviso a Polícia Rodoviária Federal, os Bombeiros, SAMU e Brigada da região que estamos trabalhando. Eles nos comunicam quando precisam de apoio ou, também, recebemos chamados no nosso número de emergência, que é (54) 99685-6150. Nosso plantão vai até às 22h do domingo e nos dividimos entre os voluntários em escalas para cobrir todo o período”, explica.

O grupo que nasceu em 2014 (relembre a história aqui), hoje conta com 16 voluntários, sendo que todos possuem os cursos exigidos pela portaria 2048 do Ministério da Saúde para desempenharem suas funções. Entre eles, estão os cursos APH – Atendimento Pré-Hospitalar e BLS – Basic Life Support, que contemplam técnicas de primeiros socorros, imobilização e manuseio dos equipamentos. Entre os voluntários estão profissionais da área, como o André, mas também pessoas que trabalham em áreas bem diversas, como mecânica e vigilância, e que vem de outras cidades para os plantões, como Passo Fundo, Constantina, Não-Me-Toque, Rondinha e Sarandi. “Nosso grupo também é uma escola para quem quer trabalhar nessa área, pois ajuda as pessoas a ganhar experiência”, salienta André, que tem sua história de desenvolvimento profissional muito ligada ao grupo.

Ele, que só havia estudado até a 4ª série, foi em busca do seu futuro, fez o supletivo e as provas que precisava para ir em frente. Conseguiu entrar no SAMU de Ronda Alta, fez mais cursos em Porto Alegre, até que conseguiu uma vaga em Chapada. Desde 2016 é voluntário do Grupo de Socorristas Voluntários e, concomitante a essa atividade, formou-se técnico em enfermagem, mas atua como condutor de ambulância. “Estamos aqui para somar ao trabalho dos órgãos públicos, fazendo o nosso trabalho voluntário com muita humildade. Para mim é um orgulho sair de casa no final de semana para fazer plantão. As pessoas têm hobbies como andar de moto, pescar… o meu é salvar vidas! Se eu conseguir ajudar uma pessoa, já é um grande passo para mim!”, ressalta o presidente.

André já chegou a atender 9 acidentes em um dia de plantão e sabe o quanto o trabalho do grupo auxilia a comunidade. “Nosso trabalho é para as pessoas, pois ninguém está livre de precisar. Queremos ajudar e somar com os órgãos públicos de toda a região”, afirma. Como na frase que eles compartilham em suas redes sociais: “Ninguém é melhor do que todos nós juntos!”.

Para ajudar o GVS entre em contato pela página do Instagram @gsv.anjosdavida
O pix para doações é o CNPJ: 20.464.140/0001-28

 

Texto e fotos: Camila Docena



Veja também