Músico Richard Serraria aborda sonoridade brasileira em palestra performática em Carazinho


Matérias do autor


4 de julho de 2016

Tempo de Leitura: 2 minutos

Músico Richard Serraria aborda sonoridade brasileira em palestra performática em Carazinho


 

Atividade, que acontece no dia 16 de julho, faz parte da 19ª edição do Sonora Brasil Sesc

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc promove, no dia 16 de julho, palestra preparatória voltada a 19ª edição do Sonora Brasil, em Carazinho. A atividade será conduzida pelo músico e pesquisador, Richard Serraria, que abordará a sonoridade dos quatro grupos que integram o projeto neste ano no Rio Grande do Sul. O encontro está programado para as 14h, no Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224), e as inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3331.2451, no site e na página do facebook.

A palestra será no formato de workshop, em que o ministrante discorrerá sobre a história dos “Cantos de Trabalho” e sua extinção com o processo de industrialização no Estado. A ação será didática com uma performance de Serraria com violão e percussão para a demonstração de cânticos. O evento busca envolver profissionais de vários segmentos como jornalistas, professores, historiadores, pesquisadores e músicos, além do público em geral.

Sobre o Sonora Brasil – Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e, em 2015 promoveu 480 concertos em mais de 130 cidades brasileiras. O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país.

Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

 



Veja também