Passo Fundo vai sediar Seminário Brasileiro de Agricultura Biológica


Matérias do autor


14 de agosto de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

Passo Fundo vai sediar Seminário Brasileiro de Agricultura Biológica


Soluções sustentáveis e produtivas no agronegócio serão apresentadas em evento nos dias 16 e 17 de agosto

Com o objetivo de ampliar conhecimentos e aprofundar informações sobre a evolução do agronegócio no uso de biológicos e novas tecnologias, acontece nos dias 16 e 17 de agosto, em Passo Fundo, o 1º Seminário Brasileiro de Agricultura Biológica – O Futuro é Agora. O evento, que é organizado e promovido pela Agro RB Tecnologias, acontece no Maitá Palace Hotel.

Falar em agricultura biológica é falar em lógica da vida. É falar em agricultura com foco na vida. O tema, que está vindo à tona nos últimos tempos, busca aliar a produção agrícola a manejos que privilegiam o controle natural de problemas. “Precisamos evoluir e entender que podemos fazer uma agricultura hoje com foco na vida. Ao invés de fazer o manejo, por exemplo, pensando em matar um inseto, matar uma doença, que é o manejo hoje tradicional, a gente pode pensar em adicionar, ou manipular a vida num sentido benéfico”, explica o engenheiro agrônomo, fundador e CEO da Agro RB Tecnologias, Ricardo Benvenuti.

Nos dois dias de palestras e debates, o Seminário vai apresentar e facilitar a compreensão de como funciona o processo da Agricultura Biológica e sua alta performance em relação à produtividade e à redução de custos e impactos ambientais.

“Essa é uma tecnologia antiga, porém recentemente vem ganhando espaço e vem se desenvolvendo. Ferramentas que antes não existiam ou não estavam disponíveis, hoje estão aí. Mas o conhecimento sobre o assunto ainda é pouco, as pessoas têm muitas dúvidas, existe muita desinformação e a ideia do Seminário é justamente começar a trazer mais luz, mais conhecimento para este tema que é tão importante e vai ter um impacto muito grande nas nossa vidas, no futuro do planeta, no futuro da sociedade de forma geral. Então, a ideia é trazer as informações de confiança, de credibilidade, para que se consiga desenvolver essa agricultura mais sustentável e com benefícios para todo planeta e para toda sociedade”, destaca Ricardo Benvenuti.

Além de benéfica para o meio ambiente, a Agricultura Biológica é benéfica também para o bolso dos produtores, uma vez que já de início pode reduzir custos na lavoura. “A ideia é regenerar biologicamente o sistema, é gerar biodiversidade, essa é a palavra-chave, que vem junto com conhecimento, por isso tivemos a ideia de promover o Seminário, para esclarecer sobre este tipo de agricultura”, comenta. Ele ressalta ainda   que não há dúvidas que esta prática traga retorno econômico, “seja redução de custos ou incremento de produtividade. Possivelmente vai trazer os dois benefícios, mas precisa ter direcionamento adequado pra saber onde começar e até onde as ferramentas podem ir”, explica.

Com foco voltado para agricultores, acadêmicos, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, o Seminário vai apresentar temas como o uso de micro-organismos na agricultura, plantas de cobertura e sistemas de manejo, uso de drones na agricultura convencional e biológica, além de contar com relatos de agricultores.

Programação

Dia 16 de agosto
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h20 – Uso de micro-organismos na agricultura
10h – Biológicos industrializados – Tecnologias e diferenciais
10h40 – Tecnologia Biológica On Farm
11h20 – Debate
12h – Almoço
13h30 – Abertura
13h40 – Plantas de coberturas e sistemas de manejo
14h20 – Adubação orgânica
15h – Pós de rocha / Remineralizadores
15h40 – Micronutrição
16h20 – Debate
17h – Coffee

Dia 17 de agosto
8h – Abertura
8h10 – Micro-organismos isolados
8h50 – Comunidades de micro-organismos
9h30 – Relato de agricultor
10h10 – Relato de agricultor
10h50 – Relato de agricultor
11h30 – Debate
12h10 – Almoço
13h30 – Abertura
13h40 – Tecnologias de aplicação de biológicos
14h20 – Macrobiológicos
15h – Drones na agricultura convencional e biológica
15h40 – Agricultura biológica | O Futuro é Agora
16h20 – Debate
17h – Encerramento
17h20 – Coffee



Veja também