TEMPO: Como controlar algo que parece menor a cada dia?


Matérias do autor


19 de maio de 2017

Tempo de Leitura: 3 minutos

TEMPO: Como controlar algo que parece menor a cada dia?


“Hoje não vou conseguir chegar em casa cedo… Adiei a yoga, não deu tempo de ir!… Perdi a apresentação das crianças, atolado em reuniões….” essas são frases bem comuns de quem sofre com a falta de tempo, mas se você tomar as atitudes certas, isso pode mudar

Quando deitamos na cama vem àquela sensação de que ainda tínhamos muita coisa para fazer antes que o dia terminasse. A gente sente que os dias passam voando, quando vê já passou um uma semana, já terminou o primeiro mês do ano, a rotina volta ao normal, de repente já estamos novamente no inverno, e mais um pulinho é fim de ano, de novo.

A sensação que fica é que nunca conseguimos fazer tudo aquilo que planejamos. Parece que todas aquelas metas de ter mais tempo para praticar novos hobbies, se dedicar a algo especial, curtir mais a família e amigos, acaba nunca deixando de ser um plano.

Embora pareça que atualmente as horas sejam muito mais curtas que há algumas décadas atrás, elas não estão, continuam iguais. O que mudou foi a nossa agenda, que está cada vez mais lotada, e o médico psiquiatra e psicoterapeuta, Jacson Hübner conta que é aí que mora o problema da falta de tempo. “É preciso reconhecer o que é verdadeiramente necessário se fazer, pois nós temos uma tendência a desperdiçar tempo com coisas inúteis”, afirma.

O foco principal é controlar o nosso próprio tempo, mas como? Começar organizando as diferenças de prioridades pode ser um dos grandes segredos. Em vez de fazer tudo no automático, Jacson orienta a fazer uma análise, pois quando isso não acontece as chances de escolhermos errado aumentam muito. “Sempre que conseguimos não nos sobrecarregar com excesso de atividades, temos mais tempo a nosso favor”, revela. Outra questão importante é se envolver com coisas prazerosas, com hobbies e esporte, são nestes momentos que temos a sensação de um tempo bem aproveitado.

 

 

Por onde começar?

Estabeleça os seus objetivos: Tenha metas, você precisa saber o que quer. Gostaria de começar a fazer aulas de natação no mês que vem? Então este é um dos seus focos, anote e deixe a sua vista!

Faça lista: Podem ser diárias ou semanais, nela anote tudo o que você quer fazer, é neste momento que você vai conseguir priorizar as suas atividades.

Delegue: Sempre que puder passe a bola para outra pessoa que pode fazer aquela tarefa tão bem quanto você. Seja no trabalho ou em casa, você não precisa que tudo seja responsabilidade sua!

Tomar decisões: Seja para decidir onde irá jantar, que roupa vai usar ou o rumo da sua empresa. Saber decidir vai fazer com que você pare de perder tempo em cima do muro, vendo e revendo as opções.

Diga não: Aprender a dizer não é a tarefa mais importante. Não tem tempo de fazer aquele trabalho? Diga não. Alguém pediu um favor bastante abusado? Diga não, pare de engolir sapos.

Seja breve: Chega de ligações demoradas ou de reuniões intermináveis, vá direto ao assunto.

 

De que forma você aproveitaria se tivesse mais tempo livre?

“O aproveitamento do tempo está ligado à qualidade e à intensidade que dele usufruímos. Se tivesse mais tempo livre, iria ‘curtir’ mais minha família, faria uma nova formação acadêmica, viajaria mais e intensificaria os exercícios físicos.” Adilson Leonhardt Franck – Diretor do Colégio Sinodal Rui Barbosa

“Um tempo de sobra seria muito bem-vindo! Com certeza investiria em terapias, como, yoga, reiki e acupuntura. Outra maneira ideal seria ficar mais tempo com meu filho Théo.” Danielle de Oliveira Batezini – Gerente de Marketing do Shopping Bella Città

“Com toda certeza, se eu tivesse mais tempo disponível seria aproveitado descobrindo novos lugares, conhecendo novos horizontes e, principalmente novos sabores, e, sem dúvidas, viajando muito!” Aline Roso – Cake designer

 

A Tríade do tempo

Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo omundo, o autor deste livro, Christian Barbosa, apresenta um método de planejamento pessoal que pode ajudar o leitor a organizar sua vida e se tornar mais produtivo. A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial -, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar o desempenho e como agir caso se esteja desperdiçando energia demais na esfera errada. Vale a leitura!

 



Veja também