Uma esperança de alívio de dor em quem sofre muito com artrose


Matérias do autor


8 de julho de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Uma esperança de alívio de dor em quem sofre muito com artrose


No Japão, foi realizado um procedimento inovador que está se demonstrando uma esperança nos pacientes que sofrem de dores articulares. Os pacientes que apresentam artroses, artrites que não apresentam indicação de prótese, sofrem muito com dores nas articulações que restringem o movimento e muitas vezes impedem que a pessoa se movimente bem.

O Dr. Mateus Picada Correa, Cirurgião Endovascular e Radiologista Intervencionista do Invasc, juntamente médicos do IOT e do Hospital Ortopédico, de Passo Fundo, foi o primeiro médico no Brasil a realizar o tratamento endovascular das inflamações causadas pela artrose, e o primeiro do mundo a realizar o procedimento no quadril. Esses resultados foram publicados em uma revista científica internacional e serão apresentados no Congresso Europeu de Radiologia Intervencionista em Setembro.

“Através de um cateterismo, encontramos as áreas de inflamação causadas pela artrose, e injetando medicações, há um alívio às vezes imediato da dor.  As pessoas submetidas ao exame conseguem caminhar melhor ou mexer o seu braço sem dor alguns dias depois do procedimento. Como é um procedimento recente, ainda precisa ser muito mais estudado, mas os resultados iniciais são animadores e cada vez mais utilizado”, destaca Dr. Mateus.

Há vários pacientes que melhoraram tanto dos sintomas que se colocaram à disposição de serem entrevistados caso seja necessário, inclusiva a primeira paciente a ter o procedimento do quadril feito no mundo.

MATEUS PICADA CORRÊA, MD
CREMERS 28959
Cirurgião Vascular e Endovascular – Especialista pela SBACV
Radiologista Intervencionista – Titular pelo CBR
Professor de Cirurgia Vascular da UPF e IMED



Veja também